sábado, 13 de março de 2021

Arcoverde: Vereadora Zirleide denuncia lixo hospitalar acumulado em UBS

                     Um velho problema denunciado ainda em 2019 volta a bater as portas da prefeitura de Arcoverde. Nesta sexta-feira (12), a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) fez um post a onde denunciou o flagrante de acúmulo de lixo hospitalar na Unidade Básica de Saúde do bairro da Imagel, após uma visita surpresa realizada esta semana. Foi a parlamentar passar pelo local que a secretaria de Saúde correu pra recolher o material que estava há dias no local.

“O tal novo que chegou, foi embora e deixou seu anexo, que parece seguir a mesma receita da pior prefeita de nossa história. Durante visita a UBS da Imagel um velho problema aflora os olhos: o lixo hospitalar produzido naquela unidade de saúde, acumulado em um quartinho nos fundos, de forma irregular, colocando em risco a vida dos trabalhadores da saúde que atuam naquela unidade”, disse a parlamentar trabalhista.

Foi a parlamentar passar pela unidade de saúde fazendo valer seu papel de fiscalização, que a Secretaria de Saúde correu para retirar todo o lixo hospitalar acumulado na UBS. Sobre a retirada, Zirleide questiona a secretaria como foi feita: quem retirou? Tem alguma empresa especializada e qual a destinação dada a esse lixo contaminado?

Segundo uma enfermeira que atua em outras UBSs, as caixinhas amarelas vistas na foto, também conhecidas como descarpack, são utilizadas exatamente para o descarte de materiais e resíduos perfurocortantes utilizadas na unidade de saúde que possam oferecer risco de infecções, demora um tempo para encher. Na foto, é possível ver pelo menos quatro (04) caixas dessas.

Na unidade, a onde a vereadora também encontrou outros problemas como a falta de fita de medição da diabetes, equipamentos de proteção individual (EPIs), agulhas e seringas, os profissionais de saúde estão a mais de três meses sem receber os recursos do Previne Brasil, uma gratificação a que todos tem direito.

“É um velho filme que denunciamos em 2019, 2020, enviamos ao Ministério Público, mas pelo visto o MP faz ouvidos de mercador e não obriga o município a seguir a lei no tocante a destinação correta do lixo hospitalar. É isso que dizem que não vai parar em Arcoverde? Isso tem que parar!”, finalizou Zirleide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário