quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda em Pernambuco, nesta sexta-feira (19)

                         O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpre, nesta sexta-feira (19), agenda no município de Sertânia, interior de Pernambuco. O objetivo da visita é de participar do início de testes e pré-operação do 1° trecho do ramal do Agreste, na Estrutura de Controle do Reservatório Barro Branco.

O governador Paulo Câmara (PSB) não estará acompanhando o presidente da República. De acordo com a assessoria do Palácio do Campo das Princesas, o convite fora feito nessa quarta-feira (17) e, devido à Pandemia de Covid-19, o chefe do Executivo não participará. Representando o estado, seguirá a presidente da Compesa, Manuela Marinho. Esta, inclusive, é a primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste em 2021. 

Além do presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também deve participar do encontro. A última visita do chefe do Executivo Nacional ao estado foi em outubro passado em São José do Egito, no Sertão. Ele veio inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. 

De acordo com a assessoria do governador Paulo Câmara (PSB), "o cerimonial do Planalto mandou convite somente ontem à noite (na quarta-feira, 17, à noite)". E, devido ao momento de Pandemia, o governador não irá participar do evento em Sertânia, "tendo em vista o atual momento da pandemia em Pernambuco que não permite atividades que gerem aglomerações".

Não é a primeira vez que o Presidente vem ao estado e a informação de sua visita não passa pelo Palácio das Princesas. Sobre a visita de outubro passado, por exemplo, Câmara (PSB) só ficou sabendo da chegada de Bolsonaro (sem partido) um dia antes de sua chegada em Pernambuco. Nos bastidores, há quem lembre os burburinhos causados pela ausência de Paulo (PSB) no evento. Por outro lado, à época, aliados como Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal André Ferreira (PSL) se fizeram presentes.

A obra que o presidente Bolsonaro (sem partido) visita amanhã conta com 70,8 quilômetros de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo. Quando finalizado, o Ramal do Agreste levará as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de maior escassez hídrica de Pernambuco, podendo atender 68 cidades e mais de 2,2 milhões de pessoas por meio da Adutora do Agreste.

No total, o Ramal está orçado em R$ 1,67 bilhão e mobiliza cerca de 2,6 mil trabalhadores. Somente em 2020, R$ 559,5 milhões foram investidos na estrutura. A entrega do Ramal do Agreste, que completou 84,15% de execução, está prevista para junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário