sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Pra onde e pra quem foram as vacinas em Arcoverde? A promotoria quer saber

               
Ontem a promotoria pública de Arcoverde, em nome do Promotor de Justiça, Bruno Miquelão Gottardi, enviou recomendação ao prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), cobrando o Plano de Vacinação Municipal e sua aplicação. As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram a Arcoverde em 19 de janeiro, um total de 1.298 doses que tinham por objetivo vacinar os trabalhadores da saúde envolvidos diretamente no combate a Covid-19, o que daria para imunizar 649 desses trabalhadores de um total informado pelo município de 2.165. 

Chegou também outro quantitativo da AstraZeneca/Oxford para imunizar os idosos de 85 a mais anos de idade. Em nenhuma remessa o total de vacinas cobria a necessidade do município. Com certeza o prefeito, os responsáveis pela saúde e o povo de Arcoverde, gostariam que já tivesse vacinas para todos e vão esclarecer as dúvidas do MPPE e da população. 

O problema é que surgem denúncias de todo tipo quanto a vacinação em Arcoverde, provocada exatamente pela falta de transparência e informação. Hoje não se sabe quantas vacinas realmente foram recebidas, quantas pessoas já foram imunizadas com uma ou já duas doses e o principal: quem foram as pessoas que já receberam as vacinas: nomes, profissão, local de trabalho e idade. A população de Arcoverde não tem informação e quando acessa a fanpage da prefeitura, da secretaria de saúde ou o site oficial do município, nada encontra, apenas fotos promocionais de secretários se reunindo com secretários. Se os cientistas de marketing que criaram a tal logomarca do governo dizem que ela expressa transparência, isso não está se vendo no tocante a vacinação contra a Covid-19 em Arcoverde.

Não adianta o argumento de quê “estou chegando agora”, porque a pandemia já completou um ano. A promotoria quer que mostre ao povo de Arcoverde como está sendo a vacinação, quem já foi vacinado, desmentindo boatos de que pessoas fora dos grupos prioritários, profissionais de saúde que estão fora da rede, outros abaixo da idade recomendada, estariam recebendo a vacina. Não queremos acreditar nisso, mas só a transparência das informações pode pôr fim aos boatos. Não adianta nota oficial, apenas transparência, a relação dos vacinados, como faz Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe. O promotor deu 48 horas para as respostas, mas o povo de Arcoverde aguarda desde as primeiras vacinas aplicadas, como aguarda chegar a sua hora para se vacinar.

SANHARÓ 


A vereadora Rannya Freitas (PSB) recebeu, na semana passada, jovens vereadores do Agreste de Pernambuco para consolidar uma frente que permitirá a cooperação de seus respectivos mandatos e municípios. O intuito é promover atuações cujo comprometimento e eficiência reforcem as potencialidades da região. O encontro ocorreu na residência de Rannya, que foi a vereadora mais jovem de Pernambuco eleita em 2020, com 832 votos.

ARCOVERDE

Ao citar a proibição de nepotismo cruzado na administração municipal, a vereadora Célia Galindo (PSB), talvez não tenha tido acesso as primeiras portarias de nomeação da prefeitura de Arcoverde. Entre elas existiria a de uma filha de uma vereadora nomeada para o cargo comissionado de Chefe de Departamento de Projetos Especiais; e o filho de um secretário municipal também nomeado em cargo comissionado. Um seria nepotismo cruzado e o outro direto mesmo.

PEDRA


A eleição passou, mas parece que o atual prefeito Junior Vaz (Avante) ainda segue em campanha contra o ex-prefeito Osório Filho (PSB). O primeiro diz que o outro ficou devendo, o segundo foi a rádio Pedra FM sexta-feira passada e desmentiu tudo. Pra rechear a disputa política, Osório divulgou ontem em sua rede social extrato do Banco do Brasil (FPM), informando que Vaz tem em conta R$ 4.083.245,76 e não paga os salários dos servidores ativos, do mês de dezembro, e dos inativos, do mês de novembro e dezembro, além de restos a pagar em alguns setores. O primeiro turno ainda continua.

ALAGOINHA

Na última quarta-feira (03), o prefeito Uillas Leal (PSB) esteve no Palácio do Campo das Princesas reunido com o governador Paulo Câmara (PSB), acompanhado da deputada estadual Simone Santana (PSB). Foi em busca de apoio e projetos para o desenvolvimento de obras e ações para o município de Alagoinha. Segundo ele, neste segundo mandato, eleito como candidato único, “está pronto para novos desafios e com vontade de sobra para fazer muito mais pelo povo de nossa terra”.

BUÍQUE

O prefeito Arquimedes Valença (MDB), editou nesta quinta-feira (04) decreto (nº 021), definindo regras para a retomadas das aulas presenciais do Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede municipal de ensino. Por ele, fica determinado a retomada do ensino presencial a partir do dia primeiro de março. A volta dos alunos foi dividida em três fases, sendo a primeira com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No dia 8 é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano e dia 15 as turmas do ensino infantil.

ITAÍBA 

Sob a determinação da prefeita Regina Cunha (Podemos), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gonçalo Vieira, realizou nesta quinta-feira (04) reunião com representantes do Banco do Nordeste para discutir o Plano Safra e ações junto ao produtor rural. Dentre as iniciativas debatidas estava o crédito por meio do PRONAF aos produtores do município. Uma das metas de Regina nessa segunda gestão é impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico gerando mais renda e trabalho para os itaibenses.

TUPANATINGA


Em suas redes sociais, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), comemorou a perfuração de um poço no Sítio Gritos, zona rural de Tupanatinga. A comunidade recebeu um poço movido à energia solar, fruto de articulações feitas juntamente com o deputado federal Fernando Filho (DEM). Na cena da chegada das máquinas e perfuração do poço, estavam presentes a vereadora Gilsa Teixeira (MDB) e o ex-vice-prefeito Genecy Minervino (PTB).

CARNAVAL - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde de Ibirajuba, Nazaré da Mata, Bonito, Barra de Guabiraba, Vertente do Lério, Surubim, Casinhas, Timbaúba, Orobó e Petrolina que se abstenham de incentivar, patrocinar, autorizar e promover a realização de qualquer manifestação carnavalesca nesses municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário