sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Arcoverde registra 27 novos casos da Covid-19 e mesmo em alta flexibiliza ainda mais o comércio

                    No caminho contrário ao do Estado, e mesmo com o número de casos crescentes, Arcoverde que nesta sexta-feira (15) registrou mais 27 novos casos confirmados da Covid-19, autorizou o comércio e serviços a passarem para a Faixa 1 do Plano de Reabertura do Comércio. É que o plano se apega a ocupação de leitos de UTI e enfermaria no Hospital Regional de Arcoverde e no Hospital de campanha por arcoverdenses que estaria abaixo do definido pela prefeitura.

Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde, a cidade tem hoje três (03) pacientes em UTI e quatro (04) internados em enfermaria. No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, há dois (02) pacientes na UTI e um (01) na enfermaria. No Hospital de Campanha há três (03) internados. No Hospital Memorial Arcoverde há um (01) na UTI.

Por outro lado, o boletim epidemiológico divulgado indica que Arcoverde tem hoje duzentos e vinte e sete (227) casos suspeitos e o mais grave, 660 casos ativos. Os óbitos já chegam a um total de 75 arcoverdenses vítimas da doença desde o início da pandemia.

Segundo o Plano de Reabertura do Comércio (PRC), ao retornar a faixa mais flexível, que é a faixa 1, Arcoverde permite mais pessoas nos estabelecimentos comerciais, que hoje já não tem quase nenhum controle, principalmente quando se vai aos grandes atacados instalados na cidade.

Com a mudança, ao contrário do Estado que tem limitado ainda mais os eventos e frequência de bares e restaurantes, inclusive agora com a proibição de som ao vivo ou mesmo mecânico, Arcoverde define em seu ‘plano’ o limite de 300 pessoas em eventos na cidade ao adotar a Faixa 1. No dia 6 de janeiro, devido à piora da pandemia, o governo do Estado proibiu eventos com mais de 150 pessoas. Apesar disso o Plano de Arcoverde não sofreu nenhuma alteração.

Pelo visto, o Secretário de Saúde ainda não conseguiu se desligar das selfs autopromocionais e conhecer por dentro a saúde e, principalmente, a pandemia que já matou 75 arcoverdenses, tem hoje 660 casos ativos e ainda traz consigo outros 227 casos suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário