sábado, 12 de dezembro de 2020

IPVA 2021 em Pernambuco começa a ser pago dia 09 de fevereiro

           O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2021 em Pernambuco tem redução média de 3,5%, em comparação com o ano de 2020. O decreto de número 49.910, publicado nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Estado, informou que a diminuição para automóveis foi de 5,27% e para ônibus e micro-ônibus foi de 2,48%. 

O primeiro pagamento, em cota única ou primeira parcela, ocorre dia 09 de fevereiro com os proprietários de veículos com placas final 1 e 2. Os com final 3 e 4 tem como data da cota única dia 12 do mesmo mês. Os últimos a pagarem, dia 26 de fevereiro, são os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0.

Segundo a Secretaria da Fazenda, o valor do imposto é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo e estipulada pelo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) feito entre setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020. O estudo leva em conta a composição da frota de veículos tributáveis do estado em setembro de 2020.

Ainda de acordo com a pasta, os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única, no mês de fevereiro de 2021, têm um desconto de 7%. Há também a possibilidade de pagar em três vezes, sendo a primeira parcela para o mês de fevereiro.

Os carnês de pagamento devem ser disponibilizados aos contribuintes a partir de janeiro e também podem ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito em Pernambuco (Detran-PE). As datas de vencimentos seguem um cronograma de acordo com o número final das placas dos veículos. Confira tabela abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário