terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Governo Federal mapeia e monitora 81 jornalistas

                   O Governo Federal contratou uma empresa de comunicação para mapear e monitorar jornalistas e influenciadores digitais do país. Segundo o colunista Rubens Valente, há uma lista com 81 nomes divididos em categorias como “detratores”, “neutros informativos” e “favoráveis”. O objetivo da contratada seria prover orientações sobre como lidar com cada grupo. 

De acordo com o colunista, o grupo de “detratores” inclui 51 nomes, já os “favoráveis” da lista somam 23 profissionais, e os “neutros informativos”, oito. Os nomes são acompanhados de comentários sobre o que a pessoa tem escrito nas redes sociais a respeito do governo e em especial de Paulo Guedes. Em oito casos, há o telefone celular do jornalista.

Entre os “detratores”, estariam jornalistas como Vera Magalhães, Guga Chacra, Xico Sá, Hildegard Angel, Cynara Menezes, Claudio Dantas, Flávio V.M.Costa e Rachel Sherazade, entre outros; além de professores universitários como Silvio de Almeida. Como “neutros informativos” estariam Alex Silva, Malu Gaspar e Altair Alves. E entre “favoráveis”, Milton Neves, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza. 

A empresa tem um contrato com o Ministério de Ciência e Tecnologia que é aproveitado pelo Ministério da Economia e orienta os órgãos sobre como deveriam lidar com o grupo. Entre as medidas propostas, estão “monitoramento preventivo das publicações da influenciadora”, “envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar” ou “propor parceria para divulgar ações da pasta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário