sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Justiça suspende pesquisa do IPEC em Tupanatinga por ser “tendenciosa”

                  O juiz eleitoral da 143ª Zona, com sede em Itaíba, Dr. Marcus Vinícius Menezes de Souza determinou agora a pouco a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada em Tupanatinga pelo Instituto de Pesquisas de Pernambuco – IPEC, por encontrar vários vícios que “ultrapassam a barreira da mera irregularidade formal, comprometendo a higidez da pesquisa”. Ele também afirma que o levantamento seria favorável ao atual prefeito e candidato a reeleição Silvio Roque. 

“De certa forma, a pesquisa é tendenciosa em favor do candidato Sílvio Roque, candidato à reeleição, vez que, além da insistência no conteúdo dos questionamentos formulados, faz menção expressa ao nome do gestor, o que, mesmo de forma subliminar, influencia a opinião política e consequente manifestação nas urnas”, afirma o Dr. Marcus Vinícius.

Após a análise da ação, a Justiça Eleitoral “vê-se ser imprescindível a adoção de medidas visando cessar a divulgação da pesquisa impugnada diante da ausência de integridade de dados/informações inseridas na pesquisa (§ 5º do art. 2º da Resolução 23.600/2019)”.

Com isso, a pesquisa do IPEC, sob registro nº PE-03371//2020, teve a divulgação suspensa até o julgamento do mérito do pleito, devendo a representada, IPEC providenciar suspensão dos atos questionados, informando que, por determinação judicial, encontra-se suspensa a divulgação da pesquisa, comunicando a toda rede de divulgação que eventualmente tenha fornecido a pesquisa ora em comento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário