quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Secretária destaca avanços na Educação de Buíque nos últimos anos


             Em entrevista ao canal de notícias Giro das Cidades, a secretária de Educação do município de Buíque, Marilan Belisário, fez um balanço dos últimos três anos e meio do governo Arquimedes Valença na área que foi uma das mais abandonadas, depois da saúde, pela gestão anterior como revelou durante uma hora de conversa com o apresentador Adriano Ferreira.

Marilan disse que hoje “temos uma educação antes e outra depois do prefeito Arquimedes assumir a prefeitura em janeiro de 2017 e destacamos dois pontos que nos era cobrado nas caminhadas em 2016 e que hoje funcionam plenamente: o transporte escolar e a merenda que passou a chegar a todas as escolas e durante todo o ano”. Segundo ela, que antes de assumir a pasta era a responsável pela merenda escolar de toda a rede de ensino, os alunos chegavam a passar de três a até quatro meses sem merenda, particularmente nas escolas da zona rural.

Na entrevista a Secretária também destacou a reforma e melhorias das escolas do Catimbau, Sítios Catonho, Cágados, Ouricuri e da crecre Irmã Ódila. “Outra importante conquista foi a conclusão e inauguração da creche Cristiana Vieira, no bairro Frei Damião, que vai atender mais de 300 crianças com educação, lazer, alimentação, cuidados de saúde e carinho”, revelou a secretária destacando também o investimento nas quadras poliesportivas.

“Fizemos ajustes nas quadras das Escolas Carolina Guedes e Dr. José Cursino que estavam bloqueadas por irregularidades da gestão anterior. Entregamos a quadra da Escola Antonio de Barros no Catimbau, encontrada também com uma série de irregularidade e construímos as quadras de Guanumby e do Carneiro, utilizando recursos próprios, graças aos esforços de nossa secretária de Finanças, Telma Valença”, afirmou Marilan.

Outros pontos destacados pela secretária foram a adesão ao programa Criança Alfabetizada em parceria com o governo do estado; as crianças de 2 a 3 anos que anteriormente não tinham acesso às creches municipais, começaram a ser atendidas na rede municipal; a valorização dos profissionais da educação e a realização da Caravana da Educação para ouvir as necessidades da comunidade escolar. Ela também destacou o trabalho da Educação durante a pandemia, com a distribuição dos kits merenda e a realização das aulas remotas que atinge quase a totalidade dos alunos da rede municipal de ensino. Outro ponto importante foi a distribuição de fardamento para todos os quase 10 mil alunos.

No tocante aos professores, Marilan também destacou a reelaboração do Plano de Cargos e Carreiras votado em câmara municipal e debatido exaustivamente com a classe dos professores; além da nova estrutura do organograma da secretaria municipal de Educação, que mal existia, a realização de visitas mensais dos coordenadores nas escolas rurais e a criação do Colegiados reunindo equipes gestoras das escolas.

“O que mais nos alegra é saber que a Educação de Buíque hoje é referência na regional da GRE, em Pernambuco, e isso nos dá orgulho e eleva cada vez mais a nossa autoestima. O resultado disso pode ser sentido em cada escola, nos números do IDEPE que cresceram quase 20% e no reconhecimento por parte dos professores da forma como a educação tem sido gerida em nosso município pelo prefeito Arquimedes”, finalizou Marilan Belisário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário