segunda-feira, 8 de junho de 2020

Missa em homenagem a Miguel reúne quase 4 mil pessoas


                Para homenagear a vida de Miguel Otávio da Silva, criança de cinco anos que morreu após despencar do nono andar do edifício Píer Maurício de Nassau, popularmente conhecido como Torres Gêmeas, foi realizada, às 19h30 desta segunda-feira (8), sua missa de sétimo dia. Devido à pandemia do novo coronavírus, a celebração foi transmitida online e recebeu mais de 3.700 acessos simultâneos.   

Ministrada pelo Frei Dennys Pimentel na capela Nossa Senhora de Fátima, localizada no Ibura, a Santa Missa relembrou a morte que chocou os recifenses. “Todos sabem que hoje estamos todos unidos a uma dor que tomou conta do coração de muita gente aqui em Recife, a morte de Miguelzinho, o menino Miguel”, disse início da solenidade. “Vamos orar a Deus e pedir para que a mãe, amigos e parentes sofridos sejam acolhidos por Deus, que todos sejam colocados nos braços de Deus. Nos momentos de sofrimento precisamos ser amparados ainda mais pelo Senhor. Quero me unir a todos que estão celebrando por Miguel, quero me unir a dor de cada um e cada uma”. 

Durante a missa foi lido o Evangelho de Mateus, que traz a citação “felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6). Na Homilia, Frei Dennys discorreu sobre a importância da fé nos momentos de sofrimento. “Hoje eu sei que estamos celebrando tantas pessoas que partiram para o paraíso, mas todos nós fomos tocados por essa dor que foi a morte de Miguel. Não posso olhar para essa dor como se isso estivesse longe de mim, quando bate no meu coração passa a ser meu também. Por isso falava pra Deus que também me ofereço como sacrifício”, disse o padre. “Eu preciso estar de pé para que você fique de pé. Não é só uma dor, não é só um sofrimento, mas o que isso passa a significar pra mim quando eu abraço isso por amor a Deus e digo a Ele: “Senhor, estou aqui, despedaçado, esfacelado, mas estou entendendo pela fé que o senhor está comigo e eu não estou sozinho nesta dor”. 

De acordo com a polícia, Miguel morreu após Sarí Cortes Real, primeira dama de Tamandaré, agir com negligência enquanto cuidava do menino, filho da secretária do lar que trabalhava em sua residência, Mirtes Renata de Souza, que no momento da tragédia passeava com o cachorro da família contratante. A esposa do prefeito Sérgio Hacker chegou a ser detida por homicídio culposo, mas após pagar fiança de R$ 20 mil foi liberada.  

O Frei aproveitou o momento da celebração para refletir sobre o peso das escolhas que fazemos. “Muitas das coisas que acontecem aqui debaixo não aconteceram porque Deus quis, elas dizem respeito a nossa liberdade e como ela interfere na liberdade do outro. Uma palavra pode destruir a vida de uma pessoa, uma ação errada pode destruir a vida de uma pessoa” ministrou Dennys. “Eu posso imaginar o drama que foi a morte deste garoto, posso imaginar a dor, mas só posso imaginar. Só quem está vivendo pode sentir, mas eu quero dizer a todos que também perderam seus entes queridos: irmãos, quando a dor chegar, dobrem os joelhos e olhem para os céus. Não ousem caminhar sozinhos, é impossível passar por tudo sozinho.” 

Sem a presença física da comunidade católica, a missa também foi dedicada a todos que estão sofrendo com as consequências da pandemia, os falecidos e os profissionais dos serviços essenciais que atuam no Brasil e no mundo. “Coloca hoje no colo quem está precisando, Senhor. Coloca no colo quem chora. Coloca no colo aqueles que não conseguem rezar de tanta dor. Mostra para eles que não estão sozinhos.” Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário