segunda-feira, 22 de junho de 2020

Itaíba lança Programas de apoio psicológico a pacientes da Covid-19


                 A população de Itaíba, Agreste do estado, agora conta com o Programa Psicologia Solidária e o Acolhimento Social on-line da Covid-19. O programa foi lançado na semana passada pelo secretário de Assistência Social Arnon Vieira Ramos e integra as várias iniciativas do Plano de Ações Emergenciais da pasta para contribuir com a redução da disseminação do novo coronavírus.

“Uma das estratégias que resolvemos adotar foi a promoção da escuta qualificada e acompanhamento psicológico on-line, e pelo telefone, para as pessoas que testaram positivo para a COVID 19 e seus familiares e tem como proposta reduzir o risco de adoecimento mental. Essa era uma preocupação da prefeita Regina e agora conseguimos formatar essas ações que nos foi cobrada para o bem da população”, afirmou.

O projeto surgiu após levantamento realizado entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Secretaria de Saúde, quando constatou-se que várias pessoas que foram acometidas pela COVID 19 estão depressivas, sentindo-se excluídas da sociedade e também vítimas de preconceito. Ele foi lançado durante uma live reunindo secretários e psicólogos envolvidos.

Para viabilizar os Programas, a secretaria adquiriu smartphones para os equipamentos da pasta, para o CRAS de Itaíba; o CRAS de Negras e o CREAS. O contato será realizado diariamente pela equipe de psicólogos da Assistência Social, sempre mantendo os nomes das pessoas que estão sendo acompanhadas em sigilo.

“Com esse apoio, esperamos que as pessoas acometidas da Covid-19 passem a ter mais perseverança e uma autoestima mais elevada para enfrentamento desse víru, passando a ter uma vida normal mesmo diante dessa doença que, infelizmente, ainda não tem cura e nem vacina”, finalizou Arnon Veira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário