quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vereadora governista afirma que Arcoverde não faz trabalho correto no combate ao Covid-19


                Apesar de usar notinhas pra fazer política criticando a oposição, a principal crítica a atuação da Secretaria de Saúde no combate a pandemia do Coronavírus em Arcoverde foi feita por uma vereadora da própria bancada governista. Em aparte a vereadora Cybele Roa (Avante) que falava sobre as ações contra a pandemia, a vereadora Luiza Margarida (PSB), disse que “Arcoverde não está nem perto do que acontece em Paulo Afonso (BA)”.

Segundo ela, no município baiano não há “nenhum internado, nenhum óbito, só 11 casos registrados, fiquei abismada”, afirmou com o que vivenciou em Paulo Afonso. Segundo ela, os meios de comunicação estão orientando a todo momento, o comitê de combate ao vírus sempre está se reunindo (a vereadora faz parte do comitê de Arcoverde) e as barreiras sanitárias funcionam como deve ser.

Em outro trecho de sua fala, a vereadora Luiza Margarida disse que, diferente de Arcoverde, nas barreiras sanitárias de Paulo Afonso (BA) sempre que passava era questionada e tinha a temperatura aferida.

“Fui questionada na barreira sanitária, uma série de perguntas como: telefone, endereço e no outro dia recebi telefone pra saber se estava bem, já que vinha de Arcoverde”, considerado como perímetro de contaminação em Pernambuco segundo os baianos.

Citou ainda que lá as Unidades Básicas de Saúde estão permanentemente orientando e o comércio funciona das 08h às 13h com várias medidas de segurança como álcool em gel, exigência de máscaras e limite de pessoas em lojas e supermercados.

Ao ser questionada pela vereadora Cybele sobre “o que Arcoverde está fazendo de errado?”, a parlamentar socialista disse que quando chegou em Arcoverde passou pelas barreiras, pelo menos duas, e elas não tinham nem termômetro digital para medir a temperatura, diferente da cidade baiana. Cybele ainda chegou a afirmar que tinha os equipamentos, mas a vereadora Luiza Margarida voltou a confirmar a falta deles e que não funcionava como na cidade baiana.

Em outro momento de sua fala do grande expediente, a vereadora tentou se justificar dizendo que os casos em Arcoverde devem ter aumentado muito porque é uma cidade regional e que tinha pedido para prefeita “fechar a cidade, pois a população que vem dos outros municípios chega contaminado”. Voltou a cobrar termômetros nas barreiras, higienização dos veículos e também sugeriu que as pessoas fossem impedidas de entrarem na cidade ou para entrarem trouxessem o teste de Covid-19 negativo.

Diante de tantas críticas ao combate ao coronavírus em Arcoverde, que depois foram negadas pela própria parlamentar na sua fala, a vereadora Cybele disse que seria melhor criar uma comissão da câmara e ir até a cidade baiana pra ver como está funcionando por lá e trazer pra cá. O que todos comentavam nas redes sociais, a vereadora Luiza Margarida, resolveu revelar de forma espontânea.

Paulo Afonso tem hoje, segundo dados do IBGE de 2019, 117.182 habitantes e nenhuma morte registrada pelo Covid-19. Já Arcoverde com uma população estimada em 2019 de 74.338 já registrou 10 mortes pelo novo coronavírus e conta neste dia 21 de maio com 65 casos confirmados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário