domingo, 3 de maio de 2020

Paulo Câmara repudia ataques contra a imprensa em atos antidemocráticos e inconstitucionais


             O governador Paulo Câmara (PSB) se pronunciou, na noite deste domingo (3), sobre as agressões a jornalistas ocorridas durante uma manifestação antidemocrática e inconstitucional, em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de um evento que teve como alvo o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o chefe do Executivo pernambucano, "o enfrentamento à pandemia, uma guerra pela vida, agora acontece ao lado de outra luta, em defesa da democracia brasileira".

Em discurso aos manifestantes, o presidente Bolsonaro, em um tom de desafio aos demais poderes, pediu a Deus para não ter problemas nesta semana porque, segundo afirmou, "chegou ao limite".

Bolsonaro não esclareceu o que isso significa. O protesto contra o STF e o Congresso ataca dois pilares do sistema democrático, o que torna fora da lei os pedidos de fechamento. 

Os atos também criticaram o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. Durante o ato, jornalistas de diversos veículos foram agredidos e hostilizados por participantes do protesto.

Por meio de publicações no Twitter, o governador de Pernambuco desejou que "o Dia da Liberdade de Imprensa alerte o país sobre a importância de se unir em torno de ideais humanitários, com respeito às pessoas e às instituições".

Ele disse, ainda, que repudia "com veemência estas agressões a profissionais de saúde e de comunicação" e que "são inaceitáveis, estão na contramão da história e são um ataque irracional a prioridades absolutas no mundo. Todos precisam da ciência e da informação".

Por fim, Paulo Câmara disse, ainda, que "o Brasil precisa de ação integrada, com paz e responsabilidade, para superar o momento mais difícil e poder retomar, gradualmente, a vida sem isolamento. Construindo a nova normalidade pós-pandemia".

Em Pernambuco, um ato ocorreu na tarde deste domingo (3), na BR-232, nas proximidades de um quartel do Exército. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes não bloquearam a via.

A manifestação começou por volta das 14h e terminou às 1+6h30, ainda segundo a PRF. Os participantes levaram faixas e cartazes com frases contra o STF e o Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário