quinta-feira, 21 de maio de 2020

Itaíba mantém números do Covid-19 e amplia horário de barreiras sanitárias


             A Secretaria de Saúde de Itaíba informou que nesta quinta-feira (21), o município não registrou alteração no número de casos para o novo coronavírus. Hoje, foram realizados 04 testes rápidos cujos resultados foram negativos. Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, por determinação da prefeita Regina Cunha, a partir de hoje as barreiras sanitárias tiveram seus horários de funcionamento estendidos em mais duas horas.

“Hoje começamos a funcionar com as barreiras até às 20h, e assim será todos os dias, de forma a podermos alcançar um maior número de pessoas que chegam à cidade da zona rural ou mesmo de outros municípios. Nosso objetivo é conter o avanço do vírus em Itaíba, já que impedir ele de circular é impossível”, afirmou Teotônio.

Ele salienta que as barreiras sanitárias têm caráter educativo e preventivo, quando é medida a temperatura dos ocupantes dos veículos se está fazendo busca ativa de pessoas que podem apresentar sintomas.

“Os passageiros são informados sobre sintomas, uso correto da máscara, sanitização de mãos e veículos e distanciamento social, um trabalho que vem surtindo um efeito positivo, prova disso é que no início de maio a adesão às máscaras era de 77% e hoje, três semanas depois, estamos com 99% de adesão”, destacou o secretário.

Pedro Teotônio ressalta que as barreiras sanitárias não têm o intuito de barrar o vírus, nem as pessoas que chegam para usar os serviços essenciais em Itaíba, mas de conscientizar a população. “Uma população informada e consciente é a maior arma para lutarmos contra esse vírus”, finalizou.

Itaíba tem hoje 27 casos suspeitos, 01 caso em investigação, 28 descartados; 09 casos confirmados, sendo 03 deles recuperados, 05 em tratamento e 01 foi a óbito. Em relação a síndrome gripal dos viajantes existem hoje 58 casos em monitoramento e 89 descartados, concluídos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário