quinta-feira, 7 de maio de 2020

Confirmado o primeiro caso de Corona Vírus em Itaíba


            A Secretaria de Saúde de Itaíba informou que nesta quinta-feira (07) foi registrado o primeiro caso confirmado para o Covid-19 no município. Trata-se de uma paciente de 69 anos que teria contraído o novo coronavírus em outro município. Ela testou positivo para o vírus após realizar exame em um laboratório privado. Hoje, a prefeita Regina Cunha fez um pronunciamento ao lado do secretário de Saúde para tranquilizar a população e reforçar as medidas de combate ao Covid-19.

“Infelizmente não queríamos dar essa notícia, mas ninguém precisa se apavorar e reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem em casa, só saiam se realmente for preciso e se sair use a máscara de proteção. Vamos agir com tranquilidade e calma para superarmos os desafios. Era impossível sair dessa crise do Covid-19 sem nenhum caso em nosso município, mas nossa Secretaria de Saúde segue em alerta no combate a esse vírus tão perigoso”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, a paciente, mulher de 69 anos, seguiu à risca as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, após ser informada que teve contato com pessoa de outro município que havia testado positivo para COVID-19. “A mesma isolou-se, teve sintomas leves e não precisou de atendimento médico, após não apresentar mais sintomas fez o exame em laboratório privado e testou positivo. Avisou a Secretaria de Saúde para notificação e monitoramento dos familiares, que não apresentam sintomas, mas que se mantiveram em isolamento. A Secretaria de Saúde seguirá com o acompanhamento”, afirmou.

Por questões de sigilo médico a identidade da paciente é preservada, apenas o sistema sigiloso de Vigilância Epidemiológica tem acesso a essas informações.

Itaíba tem hoje 16 casos descartados; 01 caso confirmado, mas já descartado e nenhum óbito. Existem 30 casos em monitoramento com síndrome gripal e outros 41 casos descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário