domingo, 26 de abril de 2020

Itaíba determina uso obrigatório de máscaras a partir desta segunda (27)


              A prefeita de Itaíba, Regina Cunha, editou decreto na última sexta-feira (24), determinando que passa a ser obrigatório o uso de máscaras para toda a população e ou aqueles que transitem em espaços públicos como nas ruas, praças, estabelecimentos públicos e privados de demais espaços abertos ao público, transporte coletivo e transporte individual, para evitar a transmissão do coronavírus – COVID 19.

Esta obrigação passa a vigorar a partir a partir desta segunda-fiera, dia 27 de abril de 2020.  As máscaras caseiras deverão ser de uso individual, não podendo ser compartilhada com ninguém, mesmo sendo pessoa da família.

Em caso de descumprimento da determinação estabelecida no decreto, o agente municipal poderá autuar o munícipe ou pessoa em flagrante para as sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis, inclusive a tipificada no artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

O decreto também determinou que, diante da necessidade de fornecimento insumos para confecção de máscaras, fica liberado o funcionamento de lojas de tecidos e armarinhos, ficando os mesmos inseridos na lista de estabelecimentos essenciais no período de pandemia.

A prefeita Regina Cunha ainda autorizou pelo decreto nº 027/2020 a continuidade na realização de barreiras sanitárias com cunho educativo e de orientação, para fins de aferição da temperatura dos munícipes, higienização dos veículos e aplicação de álcool em gel, além do levantamento dos nomes das pessoas oriundas de outras cidades, com datas de chegada e saída, além da identificação e casos suspeitos de pessoas com sintomas, com a respectiva assinatura dos termos de isolamento, para fins de realização de quarentena por quatorze dias e acompanhamento pelas equipes de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário