sábado, 28 de março de 2020

Com quatro mortes pelo coronavírus confirmadas, Pernambuco investiga mais seis óbitos


              Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (27), a quarta morte - de um morador do Vasco da Gama, no Recife - relacionada ao novo coronavírus. O estado investiga ainda seis óbitos de pacientes que apresentaram sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), mas que ainda não têm laudo concluído em relação ao agente causador. Ao todo, são 57 casos confirmados da Covid-19 no estado. Desses, sete pacientes estão curados. Pela primeira vez, casos foram confirmados em Fernando de Noronha, Camaragibe e Goiana.

A quarta morte relacionada ao coronavírus foi a de um homem de 82 anos, que morava no bairro Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. Ele faleceu na última quarta-feira (25), mas o resultado laboratorial que confirmou o contágio por coronavírus só saiu nesta sexta. O idoso, que deu entrada no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) na terça (24), não apresentava histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado, ou seja, trata-se de um caso de transmissão comunitária.

Ele foi levado ao serviço hospitalar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com baixa saturação de oxigênio cerebral. O paciente foi entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve amostras coletadas, após a morte, para a identificação do vírus Sars COV-2. "A morte comprova a transmissão comunitária no estado e reforça a importância das medidas de restrição social e isolamento. Percebemos que mais bairros estão envolvidos (com a confirmação da morte do paciente morador do Vasco da Gama)", afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

O recifense era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ele recebeu assistência médica e priorização por ser considerado um caso de síndrome respiratória aguda grave. O idoso, no entanto, teve uma piora do quadro clínico, evoluindo para o óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário