sexta-feira, 13 de março de 2020

Buíque: Arquimedes finaliza obra e inaugura creche abandonada pelo Governo Jonas

             Centenas de pessoas conferiram na manhã desta quinta-feira (12) a inauguração da nova creche da cidade de Buíque, a Creche Municipal Cristiana Vieira dos Santos Leite, localizada no bairro Frei Damião, feita pelo prefeito Arquimedes Valença (MDB) e pela secretária de Educação, Marilan Belisário, diante de um público formado por vereadores, secretários, lideranças comunitárias, professores, servidores públicos, moradores do bairro e os familiares da empresária que deu nome a nova unidade de ensino. A obra, abandonada no Governo Jonas Camelo, foi retomada e finalizada pelo atual prefeito.

Em sua fala, Arquimedes destacou o benefício da e a situação da obra quando assumiu. “Essa é mais uma obra que estava perdida, abandonada, mas que nós, homens públicos que valoriza os recursos do povo, não poderíamos penalizar a população do bairro Frei Damião pela irresponsabilidade de governos passados. Fomos atrás para resolver os problemas, prestar contas e destravar a obra, fazendo quase 50% de sua estrutura para podermos entrega-la hoje. Essa é nossa maior satisfação, poder chegar com essa creche para quem precisa, que é a população do Frei Damião e de Buíque”, afirmou.
Ainda durante sua fala, o prefeito Arquimedes Valença também anunciou a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva do Carneiro, a inauguração da quadra do Catimbau e da Casa de Saúde e anunciou a abertura de uma casa de apoio na cidade do Recife convocando todos a defender o município. “Andamos de cabeça erguida e o sentimento de que o dever está sendo cumprido. Vamos todos levantar a bandeira em favor do município, do povo e da melhoria de vida das pessoas. Vamos sempre defender a bandeira de Buíque e de seu povo”, concluiu.

A secretária Marilan Belisário destacou todo o esforço da equipe da Educação para preparar tudo para que já na próxima segunda-feira (16), as 360 crianças matriculadas na unidade iniciem seu ano letivo com tudo de direito, desde a merenda ao ensino de qualidade e todo o cuidado dos profissionais contratados mediante concurso público e nomeados pelo prefeito Arquimedes Valença. "Nossa maior alegria foi poder entregar essa linda creche a nossas crianças do Frei Damião já no começo do ano. Iniciamos um novo momento no atendimento as crianças em Buíque", afirmou.

Orçada em R$ 1.300.983,63 (Um milhão, trezentos mil, novecentos e oitenta e três reais e sessenta e três centavos), a obra foi abandonada pelo governo do ex-prefeito Jonas Camelo com 56% dela executada e a perspectiva era de se transformar em mais uma obra inacabada. Para sanar todas as pendências do Município e entregar a obra para população, o prefeito Arquimedes Valença teve que corrigir várias inconformidades e restrições apontadas pela fiscalização federal dessa obra, para que chegasse o restante dos recursos e inserir ainda um montante de R$ 377.000,00 de recursos próprios. Em 6 anos a gestão passada recebeu do FNDE 73,13% das verbas, mas só executou 55,60% dos serviços.

Durante a solenidade de inauguração, os familiares da empresária Cristiana Vieira destacaram o papel dela na sociedade de Buíque e agradeceram pela homenagem e por ela acontece em um local que vai cuidar e preparar as crianças para o futuro. Também discursaram e estavam presentes o vice-prefeito Dr. Dilson Santos; os vereadores Dão Tavares, Elson, Peba do Carneiro, Euclides do Catimbau, André de Toinho, Ernani Neto e o ex-vereador Rômulo Camelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário