quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Presidente do Tribunal de Justiça de PE diz que tem concurso previsto


           Destacando a necessidade de reajustar o orçamento do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Fernando Cerqueira afirmou na manhã desta quarta-feira (05), que há dificuldades de contratação de novos profissionais, mas há uma previsão de concurso. Ele assumiu a presidência do TJPE em cerimônia nesta terça-feira (04).

De acordo com o presidente do tribunal, as atuais 500 vagas de servidores deveriam ser dobradas, mas não é possível. “Estamos com um concurso para ser aberto, a comissão inclusive já está instalada. Estamos discutindo o desenvolvimento futuro do orçamento para fazer uma previsão das vagas que vão ser oferecidas”, disse.

Ainda segundo Cerqueira, os servidores aposentados permanecem na folha de pagamento do tribunal, o que dificulta as novas contratações. “Geralmente quando vaga um cargo, ele permanece dentro da própria folha. Quando a pessoa se aposenta devia ir para a Previdência, mas vai para a folha. Isso sempre aumenta o orçamento”, afirmou.

Apesar dessas dificuldades, o TJPE mantém programas como o Muito Além das Metas, que premiou servidores de oito varas com viagens para fora do país com despesas como alimentação e hospedagem custeadas pelo tribunal. Segundo o presidente, a iniciativa é voltada para servidores que se destacam no exercício de suas funções.

“Não basta apenas ser reconhecido, a administração também tem que mostrar que contribui com um pouco mais. Então fazemos convênios com escolas judiciais de outros países ou com universidades de reconhecimento absoluto no mundo. Levamos essas pessoas para serem treinadas e existe uma contrapartida, essas pessoas pagam a passagem aérea e pagam o curso”, explicou Cerqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário