sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Coronavírus: casos suspeitos de Covid-19 em PE devem ser levados a isolamento domiciliar


             Com cinco pacientes listados como possíveis novas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus em Pernambuco e três desses casos reconhecidos oficialmente como suspeitos pelo Ministério da Saúde, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou nesta sexta (28) que as pessoas internadas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, devem passar para o isolamento domiciliar.

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu para dois deles no estado.

Segundo o secretário de Saúde, alguns dos pacientes foram mantidos na unidade de saúde devidos ao quadro clínico, mas outros ficaram no hospital por precaução. “Estamos hoje reunindo nosso comitê e devemos a partir de agora fazer uma mudança na orientação desses pacientes”, disse.

De acordo com o secretário, o único caso confirmado no Brasil de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, está em atenção domiciliar. “A gente está conhecendo mais, o Brasil já tem um pouco mais de segurança no acompanhamento. Hoje a gente vai passar para uma orientação para o isolamento domiciliar [em Pernambuco]”, afirmou o secretário.

O governo federal anunciou, nesta quinta (27), que vai antecipar a campanha de vacinação para 23 de março. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com a vacina da gripe, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina irão facilitar o diagnóstico do coronavírus, já que as doenças contempladas na vacina não serão consideradas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário