segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Buíque inicia campanha de vacinação contra o sarampo

              A Secretaria de Saúde de Buíque inicia nesta segunda-feira (10) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020. O objetivo é alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença.

As doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos. Até o dia 13 de março, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do município. No sábado (15), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

Segundo estimativa da Secretária de Saúde, uma média de 10.000 pessoas precisam comparecer aos postos de saúde para verificar a situação vacinal e atualizar a dose contra o sarampo.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário