quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Paraná descarta suspeita de coronavírus em paciente de Curitiba


              A Secretaria da Saúde do Paraná informou nesta quarta-feira (29) que descartou que a doença de um paciente internado em Curitiba seja coronavírus, conforme se suspeitava. Este é um dos três casos suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde. O governo brasileiro analisa ainda outras duas suspeitas, em São Leopoldo (RS) e Belo Horizonte.

O caso de Belo Horizonte foi o primeiro, de uma estudante de 22 anos que viajou para a cidade de Wuhan, na China, epicentro da doença.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o estado de saúde da paciente é estável. Após ser atendida na sexta-feira (24), ela foi encaminhada a um hospital de referência e colocada em isolamento até o resultado de exames. Em Wuhan, a paciente afirma não ter ido ao mercado de peixes da cidade, nem ter tido contato com pessoas doentes. Cerca de 14 pessoas que tiveram contato com a paciente no Brasil estão sendo monitoradas. Na terça (28), os outros dois casos foram notificados. 

Segundo a prefeitura de São Leopoldo (RS), o paciente atendido na cidade é morador de Kunming, a 1.500 km de Wuhan, e chegou da China há quatro dias. Ele procurou a UPA após registrar febre e está em observação. 

Atualmente, não há um teste rápido para o coronavírus, mas é possível fazer exames laboratoriais que verificam se o padrão do vírus é equivalente ao identificado na China. Os resultados devem ficar prontos até sexta-feira.

Ainda de acordo com o ministério, desde 18 de janeiro, ao menos outros nove casos de pessoas com sintomas respiratórios chegaram a ser notificados por secretarias de saúde para serem avaliados, mas nenhum se enquadrava na definição de casos suspeitos. Resultados de exames feitos nos pacientes também descartaram o quadro. O Ministério da Saúde desaconselha viagens à China neste momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário