quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Garanhuns divulga calendário de vacinação da febre amarela


             A prefeitura de Garanhuns divulgou nesta quarta-feira (8) um informativo com o calendário de vacinação da febre amarela no município. O informe também ressalta que o Programa Nacional de Imunização (PNI) estará disponibilizando o material em todas as Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns a partir do dia 15 deste mês. 

O público-alvo indicado para a vacinação é de pessoas de nove meses a 59 anos de idade, que estejam saudáveis. A vacina contra febre amarela é o meio mais eficaz e seguro de combater a doença. A Secretaria de Saúde de Garanhuns ressalta que a dose foi incorporada ao calendário vacinal, e não é uma campanha de vacinação, não sendo necessário o comparecimento em massa da população às UBS’s.

“De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina, gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada) e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina, mulheres amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação e procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno e garantir o retorno à lactação, pessoa vivendo com HIV/AIDS desde que não apresentem imunodeficiência grave (Contagem de LT-CD4+<200 células/mm3). Poderá ser utilizado o último exame de LT-CD4 (independente da data), desde que a carga viral atual (menos de seis meses) se mantenha indetectável”, informou a assessoria do município. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário