terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Pescadores de Pernambuco cobram respostas sobre liberação de venda de pescados


             Pescadores de diversas colônias no estado participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife, na manhã desta terça-feira (3). No encontro, eles cobraram respostas do governo estadual sobre o auxílio para os profissionais que foram afetados pelo derramamento de óleo no litoral e sobre a liberação da pesca e venda de frutos do mar.

Convocada pelas codeputadas Juntas (PSOL), a audiência reuniu pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representantes do Poder Executivo estadual para conversar com os pescadores. O relatório da audiência vai ser entregue ao governo de Pernambuco.

"Convocamos essa audiência porque essas pessoas estão precisando saber os resultados das pesquisas sobre a qualidade dos pescados, se a água está própria para banho", afirmou a codeputada Kátia Cunha.

Presidente da colônia de pescadores Z12, em Ipojuca, no Grande Recife, Alberto José da Silva contou que os 790 cadastrados nessa área têm passado por dificuldades financeiras desde que o óleo afetou praias como Maracaípe, Muro Alto, Cupe e Serrambi, em setembro. "Estamos esperando até agora uma resposta do governo estadual e federal. Fizemos o cadastro, mas estamos esperando", disse.

Apesar de algumas das colônias do estado não terem sido atingidas, como é o caso da Z1, no Pina, na Zona Sul do Recife, pescadores compareceram ao encontro porque também têm tido prejuízos desde que o óleo invadiu o litoral. Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário