terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Buíque: fechada no Governo Jonas a nova Casa de Saúde será entregue por Arquimedes em 2020

Obras de engenharia já estão em mais de 60%
             Um dos maiores sonhos da população buiquense está entrando em sua fase de conclusão. A reconstrução da Casa de Saúde Senador Antonio Farias segue em ritmo acelerado e a obra já se encontra com mais de 60% do projeto executado segundo revela o prefeito do município Arquimedes Valença que vem monitorando a construção diariamente e comemora em sua rede social a obra que será um marco no município e que há cerca de 03 anos foi fechada por total falta de condições de funcionamento durante o governo Jonas Camelo.

A cargo da empresa J. N. Construtora LTDA-ME, que teve a proposta de R$ 940.813,42 (novecentos e quarenta mil, oitocentos e treze reais e quarenta e dois centavos), vencedora do processo licitatório, a reconstrução da Casa de Saúde vai virar uma página negativa na saúde do município quando a unidade teve que ser fechada em 2016 por falta condições de funcionamento como a falta de médicos e excesso de lixo contaminado.

A nova casa de saúde contará com espaços totalmente novos, novas divisórias modernas, ambientação adequada as exigências da fiscalização dos órgãos como a APEVISA e Vigilância Sanitária, entre outros. Segundo a empresa construtora, já estão sendo realizados os trabalhos de implantação do sistema elétrico e hidráulico da obra e a partir daí as obras serão ainda mais aceleradas para que toda a estrutura física seja entregue entre março e abril de 2020.
O prefeito do município, Arquimedes Valença, revela que vem acompanhando dia a dia as obras de construção e que é um sonho não apenas seu, mas de toda os moradores de Buíque. “Tínhamos um compromisso assumido com a população de fazer Buíque garantir um atendimento de qualidade na saúde e a reconstrução, porque aquilo não é uma simples reforma, mas uma reconstrução da casa de saúde, já está virando uma realidade e esperamos presentear nossa cidade no seu aniversário com essa magnífica obra”, afirmou.

Histórico - Em março de 2016, sob o comando do ex-prefeito Jonas Camelo, a Casa de Saúde Senador Antônio Farias foi interditada, fechada, pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) a pedido do Ministério Público de Pernambuco por falta de condições de funcionamento, retratando o abandono do governo Jonas com a saúde da população.


Durante a fiscalização - solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) - foram identificadas a falta de antibióticos e analgésicos, equipamentos - como desfribilador - quebrados e lavanderia inadequada, conforme informou a assessoria do Cremepe. "A maior preocupação foi a grande quantidade de lixo contaminado que estava nos corredores da Casa de Saúde", disse na epoca o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues.

No início de 2017 o atual prefeito, Arquimedes Valença (MDB), chegou a reabrir a unidade que foi encontrada fechada a cadeados no dia 1º de janeiro daquele ano e sem as mínimas condições de funcionamento. Uma pequena reforma emergencial foi realizada, mas depois viu-se que a estrutura da unidade estava totalmente comprometida. Apesar de estar funcionando em um prédio adaptado, a Casa de Saúde vem funcionando e nestes 03 anos já realizou mais de 38 mil atendimentos de urgência e emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário