domingo, 22 de dezembro de 2019

Arcoverde: Natal Vida & Luz abre com a magia das luzes e da fé


           Poderia ser uma programação comum de ‘Natal’: subir a serra, adentrar a Terra da Divina Misericórdia, visitar cada recanto enfeitado e iluminado, fazer selfs e mais fotos, assistir o espetáculo ‘Caminhos de Luz’, lanchar e descer de volta à cidade como um simples programa de fim de semana. Mas, a abertura do ‘Natal Vida & Luz’, na Terra da Divina Misericórdia, na comunidade rural de Serra das Varas, deu o tom de que há algo mais do que apenas uma decoração e programação natalina.

Sexta-feira (20), a abertura da programação foi marcada por elementos da cultura do povo nordestino, com o padre Adilson Simões e o bom velhinho Papai Noel, sendo conduzidos por um carro de boi, ambos com suas vestimentas que traduziam fé e alegria, respectivamente. Uma cena bucólica e encantadora envolta numa magia única. iluminada pelo aboio de um vaqueiro tocando ‘Noite Feliz’ e rebuscada pelo olhar de curiosidade, admiração e emotividade de um público de homens, mulheres e crianças que seguiam o cortejo abrindo as festividades no recanto sagrado da espiritualidade da Terra do Cardeal Arcoverde.
Percorrer os caminhos da Terra da Divina Misericórdia e mergulhar em cada paisagem natalina meticulosamente preparada para encantar os olhos é despertar na alma o espírito divino do nascimento do menino Jesus; vai além de um simples passeio ou uma self que percorre a rede mundial de computadores como um frio código. Na realidade é uma experiência que cruza os feixes de luz das milhares de lâmpadas e piscas que brilham em árvores, prédios e figuras espalhadas pelos 14 polos do ‘Natal Vida & Luz’ e adentra a alma de cada um que ultrapasse os portões da Terra da Divina Misericórdia.

A subida da Serra das Varas, parte em calçamento e outra em terra, já dá os primeiros sinais de que estamos passando da planície do dia a dia da vida cotidiana para chegar ao monte da religiosidade. Em cada curva, cada subida, é como estivéssemos subindo os degraus, fugindo das perseguições diárias da vida para encontrarmos o refúgio sob o manto de luz, vida e fé traduzidas nas palavras do Padre Adilson Simões ao abrir oficialmente o Natal Vida & Luz pelo segundo ano consecutivo. Em cada cena do espetáculo Caminhos de Luz, enredo criado pelo Padre Adilson Simões, o visitante, turista, religioso ou não, mergulha no mundo misterioso do nascimento de Jesus, contado e cantado por atores e atrizes advindos das entranhas da Terra da Divina Misericórdia. Um espetáculo de luzes, cores, som, magia e religiosidade que invade os olhos e corações dos espectadores. 

Em um espaço especial, os visitantes podem explorar com seu olhar uma belíssima exposição de 100 presépios dos cinco continentes, levando a uma viagem pelo mundo em meio as linguagens dos diferentes povos sobre a “proposta audaciosa de enculturação do mistério do nascimento do menino Deus” como expressou o idealizador do evento em seu primeiro ano (2018). Na Praça de Alimentação especialmente montada no local, momento de reabastecer as energias.

Entre as atrações do evento, a Orquestra Super Oara abriu a programação na sexta-feira, dia 20. Ainda tem orquestras Metais Nobres e Sementes da Esperança; os cantores Valdinho Paes e Aline, que fará um Tributo ao Menino Deus no dia 25; e o grupo cearense Missionário Shalom. A programação inclui ainda missas diárias, às 16h, contação de histórias natalinas para as crianças, presépios vivos, cantatas natalina, música instrumental, pastoril, reisado e o Teatro Caminhos de Luz, com encenações do nascimento de Jesus nas noites de 21, 25 e 27, sempre a partir das 20h.

Na véspera do Natal, após a Santa Missa, às 22h, há uma confraternização com espetáculo pirotécnico. Também haverá, neste domingo, dia 22, uma ação solidária com distribuição de duas mil cestas básicas, quatro mil brinquedos e 200 chesters, às 10h.

O Natal Vida & Luz é uma realização do CEDEC e da Terra da Divina Misericórdia com apoio da Secretaria de Turismo do Estado, Governo de Pernambuco, Empetur, Prefeitura de Arcoverde, SESC e Rádio e TV Agnus Dei.

Veja a Programação completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário