quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Buíque: Arquimedes faz balanço de ações na Agricultura


             Em entrevista na manhã desta quarta-feira (02), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), fez um balanço das ações da pasta de Abastecimento e Agricultura ao lado do Secretário Aldy Régis e da presidente do Sindicato Rural, Yolanda Barros, durante entrevista a Rádio Buíque FM. O prefeito também falou do lançamento do Programa para o Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco – Força Local que vai beneficiar o município até 2022.

Na sua fala, o prefeito Arquimedes Valença relatou todo o esforço feito pelo município desde os primeiros dias de 2017, quando assumiu a prefeitura, para reconstruir todo o arranjo produtivo da agricultura e agropecuária de Buíque. Destacou a regularização dos queijeiros que até o final do ano deve chegar a 08 produtores, tendo outros 20 em processo de organização; a conquista de Buíque do 2º lugar no concurso de queijos da Agrinordeste, o ranking de produção leiteira divulgado pelo IBGE que colocou Buíque no primeiro lugar no Nordeste e em Pernambuco e 24º no Brasil.

Segundo dados do IBGE, em 2014 Buíque produziu 50 milhões de litros de leite ocupando o 3º lugar em Pernambuco e o 75º no Brasil. Já em 2018, essa produção saltou para 75,6 milhões de litros de leite levando o município a liderança estadual na produção leiteira.

Durante a entrevista, a presidente do sindicato, Yolanda Barros, fez um relato da parceria da entidade e da prefeitura, elogiando a dedicação e o trabalho do prefeito e do secretário Aldy Régis em prol dos produtores de leite e queijos do município. Ela também confirmou ao prefeito que o SENAR vai realizar em Buíque um projeto piloto de assistência técnica e gerencial que beneficiará nesta etapa 25 produtores locais. Yolanda destacou em sua fala que na gestão anterior o SENAR “não tinha espaço para trabalhar e desenvolver as ações em prol dos produtores rurais de Buique”.

O secretário Aldy Regis destacou o apoio incondicional do prefeito a Secretaria para que os resultados pudessem acontecer e orientou os queijeiros e produtores rurais para estarem em permanente contato com a secretaria. “Estamos prontos para atender ao produtor, seja por telefone, seja pessoalmente; se precisar vamos até a fazenda, ao sítio, a queijaria para que possamos regularizar, orientar e organizar todos melhorando a qualidade da produção e aumentando a renda desses produtores rurais”.

Para o prefeito Arquimedes, “essas vitórias são frutos de muito trabalho, organização, seriedade, pois são os produtores rurais que fazem nossa economia se movimentar, movimentando o comércio, os serviços, gerando riquezas e melhorando a vida de todos. Temos um olhar especial e vamos seguir cuidando das pessoas, cuidando do povo de Buíque, pra nós uma das maiores obras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário