domingo, 13 de outubro de 2019

Bezerros, no Agreste de Pernambuco, ganha jardim botânico


             Abrigando uma biodiversidade única, com espécies de animais e vegetações endêmicas, a caatinga é um dos ecossistemas mais importantes para o Nordeste. A partir deste sábado (12), o bioma vai ganhar um espaço de conservação em Bezerros, no Agreste de Pernambuco.

O Jardim Botânico Rei Davi, idealizado pelo grupo do mesmo nome, vai ficar localizado às margens da PE-153, ocupando um espaço de 60.000 m². Além da unidade de preservação da caatinga, o espaço ecológico vai contar com um centro cultural, jardins temáticos e uma pista de cooper de mais de mil metros. A identidade visual tem a assinatura do artista, cordelista e poeta J. Borges, considerado um dos patrimônios vivos do Estado.

O projeto é o segundo deste tipo em Pernambuco e o primeiro do Agreste e Sertão. Ele tem a assinatura de Zenaide Nunes, responsável pelo atual Jardim Botânico do Recife, considerado um dos modelos de referência no País. A previsão de funcionamento é para o começo do ano que vem. “O prefeito Breno Borba (Bezerros) ficou entusiasmadíssimo com o projeto para a região. O jardim botânico é um museu de plantas e o Rei Davi vai se dividir em algumas partes.

Primeira parte vamos ter uma alameda principal, com uma pista de cooper. Ela tem cerca de 1,1 mil metros. Ela margeia um açude, que é lindo. A pista, hoje, já está iluminada. Temos 35 postes de LEDs”, explica o fundador do projeto e advogado Mário Gil Rodrigues.

Segundo ele, a estrutura do jardim foi pensada para agregar tanto o espaço natural quanto um abrigo da cultura de Bezerros e da região local. “Nós vamos ter jardins temáticos, ou seja, um jardim italiano, um jardim japonês, jardim francês. Nós vamos ter um dos jardins japoneses mais bonitos da região. Nós teremos uma integração entre a natureza. Vamos desenvolver projetos de escultura com a mitologia indígena brasileira, grega, romana e nórdica. Vamos ter um museu também”, enfatiza o advogado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário