quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Universidade de Pernambuco cita ameaças e cancela palestra de ativista judeu


              A Universidade de Pernambuco (UPE) cancelou palestra que ocorreria nesta quinta (22) sobre o processo de paz entre palestinos e israelenses sob alegação de ter recebido ameaças de um grupo pró-árabes. O palestrante seria o cientista político André Lajst, um ex-soldado das Forças de Defesa de Israel e diretor-executivo de uma ONG que defende o sionismo.

"Tive de cancelar o evento por motivo de segurança. Desde as 8h a Associação Pró-Palestina e Muçulmana de Recife (nem sabia que isso existia) me telefonou de forma dura e grosseira, ameaçando a mim, ao palestrante e a universidade", escreveu Karl Schurster, assistente internacional da universidade estadual e moderador do debate.

Ele enviou a mensagem a um grupo de professores da UPE. A reportagem tentou falar com Schurster, sem sucesso.

Aqui começa uma guerra de versões. A palestra de Lajst havia sido criticada por uma entidade de apoio aos palestinos em Recife, a Aliança Palestina - Pernambuco.

Em postagem na terça (20) em sua página no Facebook, o grupo havia criticado o que considerava falta de isonomia da universidade em convocar um debate sobre o tema sem trazer também um representante ligado aos palestinos.

Também na rede social, Lajst retrucou no mesmo dia com um vídeo no qual acusava a Aliança de boicotá-lo e convidava seus membros a participar do debate. Do DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário