segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Equipes de Pernambuco ganham 15 medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil


              Pernambuco levou 15 medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil. A premiação aconteceu neste domingo (18), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo. Foram três medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, o que representa 20% do das 75 distribuídas nas três premiações.

Foram convocadas 314 equipes de todo o país para a fase final da competição. Ao todo, foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. Pernambuco foi o segundo estado no número de medalhas.

O Rio Grande do Norte, que obteve o maior número, conquistou 20 medalhas. Em terceiro, está o Ceará, com 14. São Paulo teve 12 medalhas, seguido pela Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), além de Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, que levaram uma medalha cada, segundo os organizadores.

Entre os alunos pernambucanos que participaram da competição em Campinas, estavam 30 estudantes da Escola de Aplicação do Recife (UPE), que passaram por uma semana de tensão. Isso porque o governo de Pernambuco arcou com as despesas de 15 jovens e os outros integrantes das equipes precisaram arrecadar dinheiro para viajar até Campinas (SP). Eles venderam rifas, roupas e doces, além de fazer uma campanha nas redes sociais para conseguir comprar as passagens.

Foram seis medalhas para a Escola de Aplicação do Recife (UPE). O outro representante da rede pública de ensino foi o Colégio de Aplicação da UFPE, que levou uma medalha de ouro e duas de bronze. Outras três escolas da rede privada de ensino levaram 6 medalhas. 

De acordo com o professor de história Alberon Lemos, que orientou sete das 12 equipes estaduais na competição, foi um resultado maravilhoso e histórico para Pernambuco. Ele trabalhou junto com o professor Dayvison Freitas.

"Nós estamos muito felizes e tentamos, ao longo da fase final da prova, trabalhar a felicidade com os meninos. Eles passaram por muita tensão com a incerteza da viagem, mas se mantiveram calmos. As medalhas foram uma coroação", afirmou o professor.

Segundo ele, a rede pública estadual bateu o recorde no número de medalhas: foram 6 para a Escola de Aplicação do Recife (UPE), o que representa metade das equipes que chegaram à final. No ano passado, foram 4 medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário