domingo, 18 de agosto de 2019

Crianças entre seis meses e menos de 1 ano devem ser vacinadas contra sarampo em nove cidades de PE


             Um dia depois de confirmar os quatro primeiros casos de sarampo em 2019, o governo de Pernambuco divulgou uma nova orientação para vacinação de crianças entre seis meses e menos de um ano de idade. Nesta sexta-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde justificou que, por causa do “cenário epidemiológico”, a medida deve ser implementada em nove cidades do estado.

Na quinta-feira (15), a secretaria informou que exames laboratoriais feitos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmaram dois casos de sarampo no Recife e dois, em Caruaru, no Agreste.

Todos têm relação com uma excursão realizada em julho, deste ano, a Porto Seguro, na Bahia. O governo investiga outros cinco casos envolvendo integrantes do grupo que fizeram essa viagem.

Essas investigações ocorrem em pessoas do Recife, Olinda, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além de duas em Bezerros, no Agreste. Todos passam bem. Os casos estão conectados a um paciente positivo de São Paulo, monitor da viagem.

Com a medida, o estado orienta a vacinação na nova faixa etária nas cidades que tiveram casos confirmados. Também são atingidos sete municípios do Grande Recife, Agreste e Sertão, onde há investigação rotineira de ocorrências: Recife, Caruaru, Paulista, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro.

Segundo a secretaria, essa medida é considerada uma “dose extra”. Portanto, o calendário normal de imunização deve ser seguido pela criança, com necessidade de nova vacinação a partir dos 12 meses e reforço aos 15 meses.

A secretaria ressalta também que devem ser vacinadas, com no mínimo 15 dias de antecedência, crianças entre seis meses e menores de 1 ano que vão viajar para municípios de outros estados com transmissão ativa de sarampo.

Entre os destinos apontados pelo Ministério da Saúde estão São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Nesses casos, também será necessário seguir o esquema de vacinação normal a partir dos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário