segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Arcoverde recebe na sexta a Exposição 'Muirá Ubí - Artes para Decoração' na Lira Cultural


              Nesta sexta-feira (23) a livraria Lira Cultural, localizada na Rua do Lazer, da Praça da Bandeira, Centro de Arcoverde, recebe a exposição "Muirá Ubí - Artes para Decoração", do artista plástico arcoverdense Jonas Moraes. A mostra, que começa às 19h, também terá música com a multi artista Ju Vieira.

A exposição, criada em 2019 é inspirada em um nome Tupi-Guarani, cuja tradução para o português é atribuída ao significado da palavra Arcoverde. "Esse significado está descrito nas pesquisas do meu irmão, Roberto Moraes, autor do livro 'MUIRÁ UBI, Arcoverde - tradução, trajetória e talentos'", explicou Jonas.

As peças da coleção Muirá Ubí são exclusivas e produzidas artesanalmente. "Nelas fazemos transferências de fotografias para madeira, e também, peças feitas em cimento, sendo elas, luminárias, vasos para plantas, fruteiras e bandejas. Dando continuidade a tradição de um dos municípios celeiros de cultura e de arte na região sertaneja de Pernambuco", salientou.

"Nesta efetivação de sonho, não poderiam faltar os agradecimentos a professora e escritora Veronica Brayner, pelo grande incentivo dado a minha pessoa; a publicitária Roberta Moraes, pela criação do nosso material publicitário; à Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, que abriu espaço para minha primeira exposição "Ciclo da Vida", e a Vilma Brayner minha irmã e minha maior incentivadora em todos os momentos", finaliza o artista.

Sobre Jonas - Jonas Moraes saiu de Arcoverde em 1985, quando foi morar na capital pernambucana. Trabalhou no Bandepe e morou dois anos em Toronto, no Canadá. E agora, aposentado, passa seis meses por ano nos Estados Unidos - fazendo cursos de artesanato - e os outros seis meses em Recife. Por Zalxijoane Ferreira, do de 1ª Categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário