terça-feira, 27 de agosto de 2019

Arcoverde: Câmara Municipal fica sem sessão ordinária por falta de quorum


              Como um filme antigo, na noite de ontem (26) a Câmara de Vereadores de Arcoverde não teve sua sessão ordinária de todas as segundas-feiras. O motivo foi a falta e atraso de alguns vereadores. Alguns só apareceram após o horário regimental de abertura e início da sessão que contou com a presença de apenas cinco vereadores: Zirleide Monteiro (PTB), Everaldo Lira (MDB), Gerando Vaz (PSD), Siqueirinha (PSB) e a presidente, Célia Galindo (PSB).

Após encerrado o prazo regimental da abertura, a sessão foi finalizada por falta de quorum. Um tempo depois do enceramento, chegaram atrasados os vereadores Heriberto do Sacolão (Pode), Cleriane Medeiros (Sem partido) e Cybele Roa (PR). Nem compareceram os vereadores João Taxista (sem partido) e Luiza Margarida (MDB).

A falta de quorum não coisa rara em sessão da câmara municipal e se repete ano a ano. Voltando quatro anos no tempo, em 30 de novembro de 2015, a Folha noticiava mais uma sessão suspensa e, por coincidência, após a realização de um congresso de vereadores em outras cidades. Na época, só estavam presentes a sessão os vereadores Joel Filho, Célia Galindo, Luciano Pacheco, Everaldo Lira e Sg. Siqueira. Faltaram naquela sessão Luiza Margarida, Djanira Brito, Warley Amaral, Paulinho Wanderley e Cleriane Medeiros.

Numa disputa pessoal com a vereadora Célia Galindo, a quem denomina de Célia Cardoso, monitorando até o sabor do pastel que a parlamentar socialista come, o ex-vereador Luciano Pacheco que na época apenas lamentou a ausência dos colegas vereadores, hoje chama tal fato de “vergonha”, no estilo dois pesos pra uma mesma medida. A diferença é que em 2015 ele tinha mandato. O fato vem gerando bate-boca virtual entre o ex-vereador e internautas que chegam a questionar se o fato é o motivo clássico das novelas: amor e ódio num mesmo sentimento. 

Buscando no Portal da Transparência, a Folha localizou a lista dos vereadores que se fizeram presentes ao Congresso Municipalista realizado em Maceió. Apesar de fazer a guerra cibernética dentro do próprio governo com a vereadora, o ex-vereador não quis citar os nomes dos parlamentares que foram e que ficaram no referido congresso, até porque a maioria era da bancada do governo, ao qual o ex-vereador é cedido ao Gabinete da Prefeita sem função específica.  

Estiveram presentes e participando do Congresso de Vereadores, os parlamentares Weverton Siqueira – Siqueirinha, Zirleide Monteiro, Everaldo Lira e Geraldo Vaz, que estavam na sessão de ontem; além da vereadora Cleriane Medeiros e dos vereadores Heriberto e João Taxista, que faltaram ou chegaram atrasados. Célia Galindo, Luiza Margarida e Cybele Roa não participaram do Congresso. As duas últimas também faltaram à abertura da sessão.

Em vídeo gravado ainda no plenário da Casa James Pacheco, aonde estava no aguardo da realização da sessão, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) disse que tinha várias questões sobre o governo a ser levantada na noite de ontem, mas afirmou que os temas voltarão na sessão da próxima segunda-feira e em suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário