terça-feira, 25 de junho de 2019

Arcoverde: Projeto que regulariza situação de agentes de endemias pode ir ao plenário hoje


                 Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arcoverde, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) apresentou um Projeto de Lei que visa regularizar a situação dos agentes de endemias do município, que há 13 anos aguardam uma solução para o seu caso desde a edição da Emenda Constitucional 051/2006. O projeto pode ser analisado hoje à noite pelo plenário da Casa James Pacheco após passar pelas comissões de Constituição e Justiça.

“Consta do projeto tudo o que a Emenda Constitucional nº 051/2006 define, inclusive de que a investidura dos cargos de agentes de endemias – ACE serão investidos nos cargos após aprovação prévia em processo seletivo público, de provas ou de títulos, ficando dispensados de se submeter ao processo seletivo público os ACEs que, na data de 14 de fevereiro de 2006, quando foi feita Lei Federal, estivessem, sob qualquer vínculo jurídico, desempenhado as respectivas funções”, disse a vereadora trabalhista.

Durante a apresentação do projeto a vereadora lembrou que centenas de cidades brasileiras já regulamentaram a situação desses agentes e citou o município de Venturosa (2015) e Cáceres, no Mato Grosso, que aprovou projeto de lei parlamentar em abril do ano passado.

“Se em Venturosa foi possível fazer isso; se em venturosa até hoje a lei está valendo e os agentes foram efetivados, porque em Arcoverde não? Que falta de sensibilidade é essa para com esses agentes?”, questionou a vereadora Zirleide Monteiro.

O Projeto de Lei cria os cargos púbicos de Agentes de Combate às Endemias – ACE no âmbito da Secretaria de Saúde do município permitindo que os recursos federais para o pagamento desses agentes seja regularizado, além de prever que a investidura nos cargos de ACEs dependerá de aprovação prévia em processo seletivo público, de provas ou provas e títulos, com exceção dos que já exerciam tal função na época da promulgação da emenda constitucional que seriam efetivados como manda a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário