quarta-feira, 22 de maio de 2019

Coluna: Saiba o que acontece para começar a quarta-feira bem informado

             Você precisa saber para começar a quarta-feira que Projeto de Lei visando ampliar e dar mais transparência, dentro do que preconiza a Lei de Acesso à Informação, as ações da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, a AESA, foi apresentado pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB). O PL foi para as comissões e amplia a Lei de Acesso a Informação ao determinar que a autarquia disponibilize para a Câmara de Verreadores, via meio eletrônico para evitar despesas com tinta e papel, a relação de todos os beneficiários com as bolsas concedidas pela AESA aos parentes de servidores efetivos daquela autarquia, discriminando o parentesco de cada um, bem como todo e qualquer beneficiário com descontos especiais e por quais motivos. Essa mesma relação deverá estar disponível no site oficial da AESA para conhecimento público, de forma mais resumida. Agora está nas mãos dos vereadores dar ou não mais transparência a questão das bolsas que já virou inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Pernambuco devido irregularidades na concessão de descontos a pessoas parentes de comissionados e contratados contrariando a lei.


Bagagem liberada
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras e também incluiu no texto a proibição de cobrança por bagagem. A MP foi editada em dezembro do ano passado, pelo então presidente Michel Temer. O texto perde a validade hoje e para virar lei ainda precisa ser votada pelo Senado, etapa que deve ser cumprida nesta quarta-feira.

Menos armas
O governo Jair Bolsonaro publicou nesta manhã um novo decreto sobre as regras para posse e porte de arma de fogo no país. Em nota, o Palácio do Planalto informou que a nova norma vai modificar alguns pontos que foram questionados na Justiça, pelo Congresso e "pela sociedade em geral". Uma das alterações anunciadas é o veto ao porte de armas de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns. 

Remédios caros
O STF retoma na manhã de hoje o julgamento que definirá se o poder público deve ser obrigado a fornecer medicamentos de alto custo aos doentes. Estão na pauta quatro processos sobre o tema, que envolvem a concessão dos remédios que estão fora da lista de produtos oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Verbas pra municípios

Na próxima sexta-feira, uma reunião convocada pela Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos Federal e Estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco vai reunir prefeitos de todo o Estado. Em pauta, a PEC 04/2019, que aumenta o valor das emendas parlamentares individuais e cria as emendas de Comissão. O deputado Alberto Feitosa vai mostrar que o governo gasta mais com publicidade do que com as emendas que beneficiariam os municípios pernambucanos.

Megasena milionária
O concurso 2.153 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 12 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas em Arcoverde vão até às 18h. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta em São Paulo (SP).

Cadeia de luxo
O traficante Luciano da Silva Teixeira, de 36 anos, conhecido como "Sardinha" e preso em 2014, foi transferido da Penitenciária Vicente Piragibe para o presídio de segurança máxima Bangu 1, na Zona Oeste do Rio. O motivo: o criminoso ingeriu bebida alcoólica, usou telefone celular e teve acesso a wi-fi no interior da unidade prisional. Sardinha ainda transmitiu as fotos, às quais o G1 teve acesso, ao lado da mulher.

Bolsas cortadas
Trinta e três bolsas de pós-graduação referentes aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram cortadas neste mês em virtude dos cortes nos orçamentos das instituições de ensino federais promovidos pelo Ministério da Educação (MEC). A Capes afirmou que o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento. No entanto, a medida impede que novos candidatos recebam bolsas que já possuíam verba liberada e prevista para este ano.

Ele não!
O anúncio da primeira viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste provocou uma campanha de internautas contrários à visita. Nesta terça-feira (21/5), muitos nordestinos usaram as redes sociais para divulgar a hashtag #NordesteCancelaBolsonaro, publicando a expressão acompanhada de declarações antigas em que Bolsonaro se mostrava crítico à região, única que, no segundo turno, deu mais votos a Fernando Haddad (PT) que ao capitão reformado.

Futebol pra todo gosto

Hoje o futebo, brasileiro vai estar em campo em várias competições: Copa do Brasil, Sul-Americana e Recopa Sul Americana. Confira a rodada:

Copa do Brasil
19h15: Sampaio Corrêa x Palmeiras
21h30: São Paulo x Bahia
21h30: Juventude x Grêmio

Sul-Americana
19h15: Sol de América x Botafogo

Recopa Sul-Americana
21h30: Athletico-PR x River Plate (Recopa Sul-americana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário