terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Chuvas elevam nível do Rio São Francisco no interior da Bahia


           As recentes chuvas no Nordeste provocaram uma mudança no cenário do Rio São Francisco em várias partes da Bahia. No município de Bom Jesus da Lapa essa mudanças foi completa, chegando no domingo (02) a um aumento considerável do nível das águas de três (03) metros, conforme medições feitas por Dona Maria Alice Alves, que é responsável pelas leituras enviadas para a CHESF.

Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, depois do rio ter subido  6,3 metros no mês de fevereiro no mês de maio de 2018 o cenário apresentado foi  outro, deixando as populações ribeirinhas em situação de alerta.

Já em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio. Com destaque para o assoreamento, que é o acúmulo de areia no leito, provocado pelo desmatamento às margens, que  prejudicou a navegação, a pesca e a produção agrícola.

Os bancos de areia ficaram maiores que nos anos anteriores. E de acordo os pescadores, mesmo em época de estiagem, nunca tinham visto o  Velho Chico tão seco. No entanto, a partir das primeiras chuvas, do mês de novembro, o São Francisco começou a mudar, subindo 1,15 metros, mais que o mesmo período do ano de 2017, que foi de apenas 0,95 metros.

A expectativa é de que o nível aumente ainda mais com as chuvas previstas agora para dezembro. Segundo o portal Climatempo, grandes áreas de instabilidade crescem sobre o Nordeste e as condições para chuva forte e volumosa continuam altas em muitos estados da Região. Municípios da Bahia e do Maranhão tiveram chuva extremamente volumosa no período de 24 horas. Os volumes ficaram próximos ou passaram de 100 mm em diversos municípios.

PUBLICIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário