Mostrando postagens com marcador RECIFE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RECIFE. Mostrar todas as postagens

sábado, 13 de junho de 2026

Auditoria do TCE-PE aponta supostas irregularidades em contratos da Educação do Recife

             Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) identificou indícios de irregularidades em contratos firmados pela Secretaria de Educação do Recife com o Consórcio SIENERGY entre os anos de 2022 e 2025, durante a gestão João Campos (PSB). O relatório preliminar aponta possíveis falhas que teriam causado prejuízos milionários aos cofres públicos.

De acordo com o documento elaborado pela equipe técnica da Corte de Contas, foram encontrados pagamentos por serviços sem comprovação de execução, antecipações consideradas indevidas, valores supostamente superfaturados, pagamentos em duplicidade e descumprimento de cláusulas contratuais.

A auditoria destaca que as irregularidades identificadas podem resultar na imputação de débitos superiores a R$ 16,2 milhões, além da aplicação de multas aos gestores responsáveis e da eventual declaração de inidoneidade das empresas envolvidas nos contratos analisados.

Segundo trecho do relatório, “as conclusões da equipe apontam para a necessidade de imputação de débitos que, somados, ultrapassam 16,2 milhões de reais, além de multas aos gestores e a declaração de inidoneidade de empresas contratadas”.

Os contratos investigados envolvem serviços executados para a rede municipal de ensino do Recife durante o período de 2022 a 2025. O trabalho de auditoria faz parte das ações de fiscalização do TCE-PE voltadas ao acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

Em resposta às conclusões preliminares da auditoria, a Prefeitura do Recife informou, por meio de nota, que não reconhece irregularidades na execução dos contratos analisados.

“A Prefeitura do Recife esclarece que não há qualquer irregularidade na execução dos contratos mencionados no relatório, que ainda é preliminar”, afirmou a gestão municipal.

O caso segue em análise pelo Tribunal de Contas, e os responsáveis ainda poderão apresentar esclarecimentos e defesa antes da conclusão definitiva do processo. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Parte do teto da pediatria do Hospital Getúlio Vargas desaba durante a madrugada no Recife

            Um susto marcou a madrugada deste domingo (7) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma das principais unidades de saúde da rede estadual de Pernambuco. Parte do forro de gesso do teto do setor de pediatria desabou por volta das 4h30, provocando preocupação entre acompanhantes e profissionais que estavam na unidade localizada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

De acordo com informações da direção do hospital, o incidente ocorreu em uma sala de apoio utilizada para armazenamento de pertences de pacientes e preparação de medicações. No momento do desprendimento da estrutura, não havia pessoas no local, o que evitou feridos.

Relatos de acompanhantes de crianças internadas apontam que um forte estrondo foi ouvido durante a madrugada. Ao verificarem o ocorrido, encontraram parte do teto no chão e uma abertura visível na estrutura. Imagens registradas após o incidente mostram destroços espalhados pelo ambiente e parte da área interna do forro exposta.

Como medida preventiva, o acesso às enfermarias da pediatria foi temporariamente isolado para avaliação técnica e realização dos reparos necessários.

Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a área atingida já foi recuperada e que o funcionamento do setor não sofreu interrupções. A pasta também destacou que não houve registro de feridos.

A direção do Hospital Getúlio Vargas informou ainda que iniciou uma investigação para identificar as causas do desabamento. Entre as hipóteses analisadas estão possíveis infiltrações, vazamentos ou outros fatores estruturais que possam ter contribuído para o desprendimento do forro.

Outro ponto destacado pela administração é que o espaço atingido não fazia parte das áreas contempladas pelo atual cronograma de requalificação da unidade hospitalar.

O HGV informou ainda que mantém um contrato de manutenção avaliado em R$ 6,8 milhões e que continua adotando medidas preventivas para garantir a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Vítimas de ataques de tubarão no Grande Recife deixam a UTI e apresentam recuperação estável

Jovem de 19 anos e menino de 11 seguem tratamento em enfermaria após episódios registrados em Piedade e Boa Viagem

Uma notícia de esperança começou a surgir após os dois ataques de tubarão registrados em menos de 24 horas no litoral do Grande Recife. A universitária Marcela Vitória de Lima, de 19 anos, e o menino de 11 anos atacado na praia de Piedade receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), no Recife.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pela direção da unidade hospitalar, que informou que ambos apresentam quadro clínico estável e seguem em recuperação sob acompanhamento de equipes médicas multiprofissionais.

Os pacientes foram transferidos para a enfermaria, onde continuarão o tratamento e o processo de reabilitação após as graves lesões provocadas pelos ataques.

O primeiro caso aconteceu na tarde do último domingo (31), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

O garoto, cuja identidade é preservada em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi socorrido em estado grave após sofrer o ataque. Devido à gravidade dos ferimentos, precisou passar por cirurgia de amputação de uma das pernas e também sofreu lesões em uma das mãos.

Apesar da gravidade inicial do quadro, a recuperação tem evoluído de forma positiva.

Segundo o avô da criança, Manoel Nemezio, o menino já está consciente, se alimentando normalmente e recebendo todo o suporte necessário da equipe médica e dos familiares.

“Ele está se recuperando bem. Além dos cuidados da equipe da Restauração, a família está empenhada no suporte necessário e no acompanhamento. Ele já acordou e está se alimentando normal”, relatou.

Menos de 24 horas depois, na segunda-feira (1º), um novo ataque voltou a causar comoção em Pernambuco.

A universitária Marcela Vitória de Lima, de 19 anos, foi atacada por um tubarão na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A jovem sofreu ferimentos gravíssimos e teve uma das pernas amputada após ser mordida pelo animal. O caso mobilizou equipes de resgate, profissionais de saúde e gerou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa nacional.

Após dias de tratamento intensivo, Marcela também apresentou melhora significativa e agora segue a recuperação fora da UTI.

Os dois ataques consecutivos voltaram a levantar discussões sobre segurança nas áreas de risco do litoral pernambucano, especialmente em trechos de praias que já possuem histórico de incidentes envolvendo tubarões.

Especialistas reforçam a importância de respeitar a sinalização existente, evitar áreas proibidas para banho e seguir as orientações dos órgãos responsáveis pelo monitoramento das praias. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Homem é condenado a 20 anos por tentativa de feminicídio contra ex-companheira no Recife

Réu já havia sido condenado pelo assassinato da mesma vítima e voltou a fazer ameaças durante julgamento

O Tribunal do Júri do Recife condenou, nesta quarta-feira (3), Jorge Bezerra da Silva a 20 anos de reclusão em regime inicialmente fechado pela tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, Priscila Monique Laurindo da Silva. A sentença foi proferida pela juíza Danielle Christine Silva Melo, da 3ª Vara do Tribunal do Júri da Capital.

O crime ocorreu em abril de 2021, cerca de nove meses antes do feminicídio consumado que vitimou Priscila em janeiro de 2022. Pelo assassinato da ex-companheira, Jorge já havia sido condenado, em julho de 2025, a 29 anos e 8 meses de prisão.

Durante o julgamento desta semana, os jurados reconheceram que a tentativa de homicídio foi praticada por motivo torpe, em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher e sem que a vítima tivesse possibilidade de defesa.

Segundo a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Jorge não aceitava o fim do relacionamento e descumpriu medidas protetivas determinadas pela Justiça. Na época, ele utilizava tornozeleira eletrônica, mas rompeu o equipamento para ir até a residência onde Priscila estava abrigada.

De acordo com os autos do processo, Priscila estava na casa da mãe segurando nos braços a filha recém-nascida do casal quando foi surpreendida pelo agressor.

Armado com uma faca, Jorge desferiu diversos golpes contra a ex-companheira. Durante o ataque, a criança também foi atingida em uma das mãos. Conforme a investigação, ferimentos mais graves foram evitados porque a mãe utilizou o próprio corpo para proteger a filha.

A vítima sofreu múltiplas lesões, perdeu grande quantidade de sangue e precisou ser socorrida inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, sendo posteriormente transferida para o Hospital da Restauração.

O crime não foi consumado naquele momento porque familiares começaram a pedir socorro e a mobilizar pessoas próximas, fazendo com que o agressor fugisse do local.

O caso julgado nesta quarta-feira é considerado um dos episódios mais graves de um histórico de violência que culminou no assassinato de Priscila meses depois.

A condenação reforça o entendimento da Justiça de que a violência doméstica costuma apresentar sinais progressivos e que o descumprimento de medidas protetivas representa elevado risco para as vítimas.

Um fato que chamou atenção durante o julgamento foi o registro de novas ameaças atribuídas ao réu.

Segundo a juíza Danielle Christine Silva Melo, Jorge Bezerra ameaçou de morte Vitória da Silva Souza, irmã de Priscila e testemunha do processo, durante a própria sessão do Tribunal do Júri.

O episódio foi registrado na sentença e evidencia, segundo a magistrada, a persistência do comportamento violento do condenado mesmo durante o julgamento.

Com a nova condenação, Jorge Bezerra acumula penas que ultrapassam 49 anos de prisão pelos crimes cometidos contra a ex-companheira e sua família. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 2 de junho de 2026

PF deflagra Operação Check-in e investiga suposto esquema de corrupção e fraudes na Prefeitura do Recife

            Uma operação da Polícia Federal desencadeada na manhã desta terça-feira (2) colocou sob investigação um suposto esquema de corrupção, desvio de recursos públicos e fraudes licitatórias envolvendo contratos firmados com a Prefeitura do Recife.

Batizada de Operação Check-in, a ação é conduzida em conjunto com a Controladoria-Geral da União e tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar por meio do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos em troca de favorecimento contratual.

As investigações apontam para possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes em processos licitatórios.

Segundo a Polícia Federal, a apuração teve origem a partir de elementos encontrados durante a Operação Firenze, quando foram apreendidos canhotos de cheques que levantaram suspeitas sobre movimentações financeiras irregulares.

Os indícios coletados apontam que uma empresa privada responsável pela prestação de serviços terceirizados de mão de obra ao município teria realizado pagamentos sistemáticos a um servidor da administração municipal. Até o momento, as autoridades não divulgaram a identidade do agente público investigado.

De acordo com os investigadores, as irregularidades identificadas concentram-se principalmente em contratos executados no ano de 2020. Somente naquele período, a empresa investigada recebeu cerca de R$ 25,8 milhões da gestão municipal. Desse total, aproximadamente R$ 17 milhões tiveram origem em recursos federais.

A Polícia Federal ressalta que o possível prejuízo aos cofres públicos pode ser ainda maior, uma vez que a empresa manteve contratos com a administração municipal em exercícios anteriores ao período inicialmente analisado.

Para avançar na coleta de provas, a Justiça autorizou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

A operação mobilizou uma força-tarefa formada por 32 policiais federais e dois auditores da CGU, que realizaram diligências em endereços localizados no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Cabo de Santo Agostinho, municípios da Região Metropolitana do Recife.

Os materiais apreendidos serão analisados e poderão subsidiar novas fases da investigação.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam em andamento e que novas diligências não estão descartadas. O objetivo é identificar todos os envolvidos no suposto esquema, rastrear a movimentação dos recursos e dimensionar o eventual prejuízo causado ao erário.

A operação amplia o cerco dos órgãos de controle sobre contratos públicos financiados com recursos federais e reforça o monitoramento de possíveis irregularidades em processos de terceirização da administração pública. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Um Tubarão-tigre de cerca de 3 metros foi o que atacou jovem em Boa Viagem

           O ataque que deixou a universitária Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, gravemente ferida na tarde desta segunda-feira (1º), na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi provocado por um tubarão-tigre de aproximadamente três metros de comprimento.

A informação foi confirmada pela secretária-executiva do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Danise Alves, após análise técnica realizada pela equipe do órgão.

O incidente ocorreu nas proximidades da Padaria Boa Viagem e mobilizou equipes de resgate e atendimento médico. Marcela sofreu ferimentos gravíssimos e teve uma das pernas amputadas em consequência do ataque. Ela foi socorrida em estado crítico e encaminhada ao Hospital da Restauração (HR), onde segue recebendo cuidados médicos.

O caso ocorreu apenas um dia após outro ataque registrado na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, envolvendo um menino de 11 anos. Apesar da proximidade temporal e geográfica entre os incidentes — separados por cerca de 10 quilômetros —, o Cemit informou que os ataques foram provocados por espécies diferentes.

Segundo o comitê, o animal envolvido no ataque de domingo foi um tubarão-cabeça-chata. O garoto também precisou passar por cirurgia após sofrer graves lesões em uma das pernas.

De acordo com especialistas, a identificação das espécies é possível por meio da análise do padrão das mordidas deixadas nas vítimas.

Histórico de incidentes

O ataque desta segunda-feira passa a integrar as estatísticas oficiais do Cemit como o 84º incidente envolvendo tubarões registrado em Pernambuco desde 1992.

Desse total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha. O novo caso também representa o 25º incidente contabilizado especificamente na Praia de Boa Viagem.

Em nota, o Cemit destacou que o Governo de Pernambuco investiu aproximadamente R$ 5,5 milhões, desde 2023, em ações de prevenção, monitoramento e pesquisa relacionadas aos incidentes com tubarões.

Entre as medidas adotadas estão campanhas de conscientização, educação ambiental e reforço na sinalização das áreas de risco.

Em janeiro deste ano, foram instaladas 150 novas placas de alerta ao longo dos 33 quilômetros da faixa litorânea sujeita à incidência de tubarões, entre a Praia do Farol, em Olinda, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Somente no Recife, foram implantadas 60 placas de advertência.

Os dois ataques registrados em menos de 48 horas reacenderam o debate sobre segurança nas praias da Região Metropolitana e reforçaram os alertas das autoridades para que banhistas respeitem as áreas sinalizadas e as recomendações dos órgãos de monitoramento.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Victor Marques promove mudanças no secretariado e aposta em tecnologia e gestão no Recife

                O prefeito do Recife, Victor Marques, anunciou nesta segunda-feira (1º) mudanças em sua equipe de governo. As alterações atingem áreas estratégicas da administração municipal e envolvem a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a presidência da Empresa Municipal de Informática (Emprel).

Pelas mudanças, Jorge Vieira deixa o comando da Seplag para assumir a presidência da Emprel, órgão responsável pela gestão da tecnologia da informação, inovação e transformação digital da Prefeitura do Recife.

Para ocupar a Secretaria de Planejamento e Gestão, Victor Marques escolheu Mariana Suassuna, que atuava como secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Recife e possui experiência na gestão pública municipal.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito, que classificou a movimentação como um ajuste estratégico na equipe de governo para manter o ritmo de trabalho da gestão.

“É fôlego novo entrando em campo para manter o ritmo lá em cima no campeonato mais importante de todos, que é cuidar do Recife”, escreveu Victor Marques, utilizando uma analogia com o futebol para explicar as mudanças.

A troca ocorre em um momento em que a administração municipal busca fortalecer áreas consideradas fundamentais para o planejamento das políticas públicas e para a modernização dos serviços oferecidos à população.

A Secretaria de Planejamento e Gestão é responsável pela coordenação das ações administrativas, planejamento estratégico e execução de projetos prioritários do governo municipal. Já a Emprel desempenha papel central na implementação de soluções tecnológicas e no desenvolvimento de ferramentas digitais utilizadas pela Prefeitura.

Segundo Victor Marques, as nomeações serão oficializadas na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Recife.

As mudanças representam uma das primeiras reformulações promovidas pelo prefeito em sua equipe desde o início da atual gestão e sinalizam atenção especial às áreas de gestão, inovação e eficiência administrativa. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Primeiros socorros foram decisivos para salvar jovem atacada por tubarão em Boa Viagem, diz diretor do HR

              Os primeiros socorros prestados ainda na faixa de areia foram fundamentais para garantir a sobrevivência da jovem Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, vítima de um ataque de tubarão ocorrido na tarde desta segunda-feira (1º), na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A avaliação é do diretor-geral do Hospital da Restauração (HR), médico Petrus Andrade Lima, que acompanha o caso. Segundo ele, a rapidez no atendimento realizado pelas equipes de resgate e pelos profissionais da rede hospitalar foi determinante para que a paciente chegasse com vida ao centro cirúrgico.

Marcela sofreu graves ferimentos na perna direita e foi inicialmente socorrida por guarda-vidas e bombeiros do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), sendo encaminhada ao Hospital Alfa. Devido à gravidade do quadro, ela foi transferida para o Hospital da Restauração, referência em trauma em Pernambuco.

De acordo com Petrus Andrade Lima, a jovem chegou à unidade já intubada, sedada e em estado crítico.

“Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória ainda no Hospital Alfa e foi transferida diretamente para o bloco cirúrgico. Após o procedimento, será encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva”, explicou.

O médico informou que a paciente apresentava um quadro de choque hemorrágico provocado pela grande perda de sangue causada pelo ataque.

“Sem dúvida, os primeiros socorros realizados ainda na praia foram fundamentais para a sua sobrevivência. O atendimento pré-hospitalar foi decisivo para que ela tivesse chances de chegar viva ao hospital”, destacou.

Moradora de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, Marcela estava acompanhada do primo, Jonas André, de 37 anos, quando foi atacada. Imagens registradas por banhistas mostram o momento em que a jovem é retirada da água e socorrida pelas equipes de emergência.

O caso reacende o alerta sobre os riscos de ataques de tubarão no litoral pernambucano. Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este foi o segundo incidente registrado em apenas dois dias consecutivos no Estado.

As investigações preliminares apontam que o animal envolvido foi um tubarão-tigre, espécie frequentemente associada a ataques a seres humanos e considerada uma das mais comuns na costa pernambucana.

Embora o local do incidente não registrasse ataques desde 2013, existem placas de advertência nas proximidades alertando os frequentadores da praia sobre os riscos existentes na área.

O estado de saúde da jovem segue sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital da Restauração. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Recife lança São João 2026 com 1,2 mil atrações e 19 dias de festa

             O Recife já entrou oficialmente no clima junino. A Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (22) a programação do São João 2026, que terá como tema “Nossa Raiz”, reforçando mais uma vez a valorização da cultura popular nordestina e das tradições pernambucanas.

O lançamento aconteceu no tradicional Sítio Trindade, principal polo do ciclo junino da capital, reunindo artistas, representantes culturais e autoridades municipais. Antes do anúncio oficial, a Quadrilha Junina Lumiar abriu a celebração levando muito forró e tradição ao público presente.

Ao todo, serão cerca de 1,2 mil atrações distribuídas em 14 polos espalhados pelo Recife, entre os dias 11 e 29 de junho. A programação inclui shows musicais, apresentações culturais, concursos de quadrilhas, cortejos e manifestações populares que prometem transformar a cidade em um grande arraial multicultural.

Entre os nomes confirmados estão artistas consagrados da música nordestina, como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Santanna, além de nomes como Cristina Amaral, Nando Cordel, Quinteto Violado, Lia de Itamaracá, Assisão, Maciel Melo, Geraldinho Lins e Silvério Pessoa.

Os homenageados deste ano serão os repentistas Caju e Castanha, ícones da cultura popular nordestina. Também serão reconhecidos profissionais que atuam nos bastidores da festa, como o sapateiro Lucivan Batista dos Santos, a costureira Maria Lúcia Nascimento, conhecida como Mãe Nena, e o figurinista Ricardo Luiz de Souza.

O Sítio Trindade seguirá como o coração do São João recifense, recebendo entre os dias 10 e 28 de junho atrações culturais, concursos de quadrilhas adultas e infantojuvenis, salas de reboco, cidade cenográfica, além da tradicional Procissão dos Santos Juninos e da Exposição da Culinária Afro-Brasileira – Comida de Santo.

Outro destaque será o polo da Rua da Aurora e do Bairro do Recife, que contará com trios pé de serra, apresentações culturais, caminhada do forró e desfile das bandeiras no tradicional Percurso Leda Alves.

Além dos polos centrais, outros 11 bairros da capital terão programação descentralizada, levando o São João para diferentes comunidades e fortalecendo a proposta de democratização cultural da festa.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Victor Marques destacou que o evento mantém a essência tradicional nordestina e reforça o caráter familiar da celebração.

“O São João tem muito a cara da tradição e da origem sertaneja e nordestina. É uma festa convidativa para famílias, idosos e jovens”, afirmou o prefeito.

Victor Marques também anunciou ampliação da área de alimentação nos polos, buscando oferecer mais conforto ao público e fortalecer a experiência turística e gastronômica do evento.

Já a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, afirmou que a edição 2026 foi planejada para contemplar desde os amantes do forró tradicional até admiradores das manifestações culturais populares.

Com forte investimento em cultura popular, descentralização e valorização dos artistas nordestinos, o São João do Recife 2026 promete consolidar mais uma vez a capital pernambucana como um dos principais destinos juninos do Brasil. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Victor Marques entrega habitacional no Recife, anuncia nova creche e destaca apoio de Lula

             O prefeito do Recife, Victor Marques, entregou na quinta-feira (21) os 75 apartamentos do Habitacional Vila Esperança, localizado no bairro do Monteiro, e aproveitou o evento para reforçar a participação do governo federal em obras estruturantes da capital pernambucana.

Durante o ato, o gestor anunciou a construção de uma nova creche municipal nas proximidades do conjunto habitacional. Segundo ele, a obra contará com recursos federais viabilizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao discursar para moradores e autoridades presentes, Victor Marques destacou que a gestão municipal não pretende omitir a participação do governo federal nos investimentos realizados na cidade.

“Aqui do lado tem um casarão muito bonito, e em conversa com todo mundo que estava aqui o principal pedido foi atendido, e teremos uma nova creche municipal. E tem um cara que se importa com a vida de quem mais precisa, e o nome dele é Luiz Inácio Lula da Silva. Essa creche só está saindo do papel porque ele ajudou, e a gente não esconde ele. Lula conseguiu essa creche, e a gente vai executá-la”, declarou o prefeito.

A fala ocorre em meio ao debate político envolvendo grandes obras de infraestrutura em Pernambuco e a disputa por protagonismo institucional entre lideranças estaduais e federais.

Nos últimos dias, a governadora Raquel Lyra afirmou que o Governo de Pernambuco destravou as obras da Transnordestina no trecho entre Salgueiro e Suape. O empreendimento teve repasses suspensos anteriormente por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou ausência de estudos técnicos, econômicos e ambientais suficientes para continuidade da obra.

A assinatura da ordem de serviço do trecho ocorreu sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe do Executivo federal havia adiado uma cerimônia prevista inicialmente para o dia 19 de maio para participar do ato posteriormente.

O Habitacional Vila Esperança integra ações voltadas à política de habitação popular no Recife, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social e reassentamento urbano. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Recife recebe lançamento do livro “Líderes do Agora” com participação de Rejane Maciel

           Depois do lançamento nacional em São Paulo, Recife será palco, no próximo dia 27 de maio, da noite oficial de autógrafos do livro “Líderes do Agora”, obra que reúne especialistas de diferentes áreas para discutir liderança, propósito e transformação humana no cenário contemporâneo.

O evento acontecerá às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping RioMar Recife, marcando a chegada da obra à capital pernambucana após o lançamento nacional.

Entre os 21 coautores do livro está a arcoverdense Rejane Maciel, professora, administradora de empresas e CEO do Grupo LW. Especialista em Psicologia Positiva e Neurociência, Rejane vem se destacando por sua atuação em gestão humanizada, desenvolvimento humano e liderança consciente.

Na publicação, ela compartilha reflexões sobre os desafios atuais da liderança, defendendo modelos de gestão alinhados ao bem-estar, impacto social e valorização das relações humanas dentro das organizações.

Organizado por Chai Carioni, o livro reúne empreendedores, educadores, estrategistas, médicos e mentores que apresentam experiências práticas e conceitos voltados à realidade atual das empresas e da sociedade.

“Será um momento especial de encontros, troca de experiências e muito aprendizado”, destacou Rejane ao convidar o público para a noite de autógrafos.

Além do lançamento da obra no Recife, o evento promete reunir profissionais, empresários, estudantes e lideranças interessados em temas ligados à inovação, propósito e desenvolvimento humano. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Recife é a quinta capital com pior qualidade de vida do Brasil, aponta IPS Brasil 2026

               O Recife aparece como a quinta capital brasileira com pior qualidade de vida, segundo os dados do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, divulgados nesta quarta-feira (20). A capital pernambucana caiu no ranking em relação ao levantamento anterior e ocupa agora a 23ª posição entre as 27 capitais do País.

A cidade ficou à frente apenas de Salvador (BA), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

O IPS Brasil avalia a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros com base em indicadores sociais e ambientais, sem considerar critérios econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB). O estudo reúne 57 indicadores divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades.

Entre as capitais com melhor desempenho no levantamento estão Curitiba, Campo Grande e Brasília. No Nordeste, João Pessoa aparece como a capital mais bem colocada.

No ranking nacional dos municípios com melhor qualidade de vida, predominam cidades das regiões Sul e Sudeste. Gavião Peixoto, em São Paulo, lidera o levantamento, seguida por Gabriel Monteiro, Jundiaí, Águas de São Pedro e Curitiba.

Em Pernambuco, Fernando de Noronha foi o município com melhor desempenho no índice.

Os dados também mostram que Pernambuco ocupa a 16ª colocação entre os estados brasileiros em qualidade de vida. O estado aparece atrás de unidades da federação do Sul e Sudeste, como Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Outro dado destacado pelo levantamento é que municípios do interior pernambucano apresentaram desempenho superior ao da capital em alguns indicadores. Caruaru, por exemplo, aparece à frente do Recife no ranking estadual, mantendo índice acima da média pernambucana e também da média nacional. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

domingo, 17 de maio de 2026

PT de Arcoverde participa de encontro com Teresa Leitão e reforça presença política no estado

           O Partido dos Trabalhadores e a Juventude do PT de Arcoverde participaram neste sábado (16) do Grande Encontro com a Senadora Teresa Leitão, realizado no Clube Português, em Recife, reunindo lideranças políticas de todas as regiões do estado e dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco da Frente Popular.

“​Mais do que marcar presença, nossa comitiva levou a força, a voz e as demandas do Sertão para o centro do debate político de Pernambuco. A presença do nosso partido — unindo a liderança e a nossa juventude organizada — mostra um PT vivo, forte e unido”, revela o presidente da legenda no município Guilherme Ribeiro.

A senadora promoveu uma grande agenda de prestação de contas do mandato, reunindo representantes de movimentos sociais, educadores e parlamentares em um ambiente de diálogo, escuta e reafirmação de compromissos com o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.

Primeira mulher eleita senadora pelo povo de Pernambuco e líder do PT no Senado, Teresa Leitão apresentou balanço das principais ações, projetos e iniciativas desenvolvidas desde o início de seu mandato.

“A política de verdade se faz com base mobilizada e olho no olho, garantindo que o interior do estado seja sempre prioridade nas ações da nossa senadora em Brasília”, revela Ribeiro.

O encontro contou ainda com a presença do prefeito do Recife, Victor Marques; de João Campos, pré-candidato ao governo de Pernambuco; de Carlos Costa, também pré-candidato ao governo do estado; do senador Humberto Costa; e de Marília Arraes. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook