quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Humberto Costa lidera corrida para o Senado em Pernambuco, aponta pesquisa Opinião

               O senador Humberto Costa (PT) lidera a disputa pelo Senado em Pernambuco com 30,1% das intenções de voto, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Opinião e contratado pelo blog do Magno Martins.

Na sequência, há um empate técnico entre o deputado Eduardo da Fonte (PP), que aparece com 24,6%, e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), com 23,7%. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), surge em seguida, com 14,5%.

Já o ex-ministro Gilson Machado (PL) tem 6,9%, enquanto o senador Fernando Dueire (MDB) aparece na última posição com 3,5%. Os números refletem um cenário ainda indefinido, com um alto índice de eleitores indecisos (52,4%) e de votos brancos e nulos (44,3%).

Cenários alternativos - A pesquisa testou diferentes candidatos do PL na disputa. Quando o nome de Gilson Machado foi substituído pelo do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, este apareceu com 15,1%, superando o desempenho de Gilson. Já o deputado Alberto Feitosa, outra opção bolsonarista, teve 4,1%, mostrando menor competitividade.

O levantamento também incluiu o nome do ex-senador Armando Monteiro Neto, que alcançou 17,4%, ocupando a quarta posição, mas registrando uma queda em relação à pesquisa anterior, quando estava em segundo lugar.

Pesquisa espontânea - No cenário espontâneo, onde os eleitores citam nomes sem acesso a uma lista prévia, Humberto Costa também lidera, com 4,7%. Em seguida, aparecem Miguel Coelho (2,9%), João Campos (1%), Anderson Ferreira (0,8%), Eduardo da Fonte (0,7%), Armando Monteiro (0,6%), Marília Arraes (0,6%) e Silvio Costa Filho (0,2%). Neste cenário, os indecisos chegam a 76,6%, enquanto brancos e nulos somam 9,3%.

Com um elevado índice de indecisos, a disputa pelo Senado em Pernambuco ainda está aberta e tende a se intensificar nos próximos meses.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 deste mês, com 2.000 entrevistas aplicadas em 80 municípios de todas as microrregiões de Pernambuco. A pesquisa utilizou a técnica de Survey, com aplicação de questionários estruturados e entrevistas domiciliares, garantindo maior precisão na amostra. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

👉 Acompanhe mais notícias em nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário