terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Regina encerra um ciclo de inovação e transformações em Itaíba

             Após dois mandatos à frente de Itaíba, a prefeita Regina da Saúde (Podemos) encerra seu ciclo de gestão deixando um legado de transformações profundas em todas as áreas do município. Marcada por um compromisso com o desenvolvimento social, econômico e estrutural, Regina conseguiu reconstruir Itaíba, colocando-a como referência em Pernambuco e no Nordeste. Uma cidade estagnada, marcada pelo abandono, a violência, a saúde precária e uma educação ineficiente viu ao longo de 8 anos essa realidade se transformar nas mãos de Regina e sua equipe.

Ao longo de seus dois mandatos como prefeita de Itaíba, Regina da Saúde não foi apenas uma gestora eficiente, mas uma líder profundamente conectada com as pessoas. Sua marca foi o cheiro de gente, como ela mesma gosta de dizer, uma expressão que simboliza sua proximidade com o povo, sua empatia e sua incansável dedicação para transformar vidas. Regina conquistou o coração dos itaibenses porque viveu a gestão pública com empatia, sempre presente nos bairros, comunidades rurais e no dia a dia das pessoas. Ela ouviu os problemas diretamente de quem os vivia, tratou cada cidadão com respeito e deu voz a quem mais precisava.

Regina priorizou a melhoria da infraestrutura urbana e rural, transformando a paisagem de Itaíba e seus distritos com obras que ficaram marcadas na memória da população, como a reconstrução da Barragem do Cisagro, um marco na garantia de recursos hídricos para a população. Várias ruas de Itaíba e os distritos de Negras e Jirau receberam asfalto, garantindo mobilidade e qualidade de vida, além da construção de calçamentos em diversos pontos, facilitando o acesso de moradores e valorizando as localidades. Construção de quadras poliesportivas no Jirau, Negras e Itaíba, a Academia da Saúde que urbanizou a área central da cidade e a recuperação do Palácio Municipal, além de praças no centro de Itaíba, Negras, Jirau, Salgado, entre tantas outras obras e conquistas como a Escola Técnica e as estradas de Negras e do Jirau.

A Educação foi um dos pilares da gestão de Regina, com investimentos robustos e foco na melhoria dos índices educacionais, como a construção da Escola Eva Maria Moumesso, com 15 salas e investimento superior a R$ 3 milhões. A nova escola no Sítio Muzarellys, atendendo à demanda rural por ensino de qualidade. Aprovação de uma nova escola no Jirau, com padrão FNDE, 12 salas e custo estimado em R$ 4,5 milhões. Renovação de mobiliário e fardamento escolar para toda a rede municipal, além da elevação dos índices IDEPE e IDEB, destacando Itaíba como referência em educação na região.

Regina assumiu uma saúde municipal em estado crítico, literalmente na UTI, e a transformou em um sistema funcional, eficiente e de resultados. Tinha à frente o então secretário e hoje prefeito eleito, Pedro Pilota.

Ao longo desses oito anos, adquiriu de mais de 15 veículos, incluindo 5 ambulâncias, para atendimento ágil. Novos leitos no hospital municipal foram abertos, ampliando a capacidade de atendimento. implantação da telemedicina, ultrassom e outros serviços que evitaram a procura por serviços em outros municípios. Construção de UBS e reativação do SAMU, garantindo acesso à saúde básica e emergencial. O Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) que beneficiou milhares de itaibenses, além da ampliação da equipe médica e capacitação de profissionais de saúde.

A gestão de Regina destacou-se também pelo apoio ao homem do campo, com a reforma de estradas e barragens rurais, essenciais para escoamento de produtos e abastecimento. Capacitação e investimentos na bacia leiteira, colocando Itaíba como maior produtor de leite de Pernambuco em 2023, com quase 98 milhões de litros.

Assim como na Saúde e Educação, promoveu uma verdadeira revolução na Assistência Social, implementando programas inovadores de assistência social, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade, como as Cozinhas comunitárias em Itaíba, Negras e Jirau, garantindo segurança alimentar para milhares. Projetos de inclusão e suporte à população carente, transformando vidas e reduzindo desigualdades.

Regina resgatou a cultura local e movimentou a economia através de eventos, com o retorno de grandes festividades que geraram emprego e renda. A realização da Feira de Agronegócios - FEMA, promoveu artesãos, pequenos produtores e agricultores familiares. Regina apostou no servidor, valorizando a categoria com salários sempre em dia e uma administração responsável, fortalecendo o comércio local e entregando uma Itaíba muito melhor do que recebeu.

Regina encerra seu ciclo à frente de Itaíba com a certeza de que governou com o coração e transformou o município em um lugar melhor para todos. Sua gestão é um exemplo de como o amor e a empatia podem se traduzir em políticas públicas efetivas, mudando vidas e inspirando novas gerações. Despede-se da gestão com o sentimento de dever cumprido, deixando Itaíba em pleno progresso e pronta para novos desafios. O próximo prefeito, Pedro Pilota, herda um município estruturado e com bases sólidas para continuar avançando.

“Fizemos mais do que prometemos e transformamos Itaíba. Agora, é hora de passar o bastão, com a certeza de que nosso trabalho ficará para a história. Sou grata por tudo que vivemos juntos. Governar Itaíba foi mais que um trabalho; foi um ato de amor” – Regina da Saúde.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRA

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário