domingo, 4 de agosto de 2024

Arquimedes inicia fim de um ciclo de 5 mandatos renovando a política de Buíque

               Recordista em mandatos do Poder Executivo em toda a região, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), dá início neste domingo (4) ao fechamento de um ciclo de história apresentando um nome como seu sucessor que renova a política buiquense. Alçado à condição de vice-prefeito nas eleições de 2020, o jovem empresário Túlio Monteiro (MDB), realiza hoje a convenção partidária que pode marcar a largada rumo ao cargo máximo do município.

A convenção do “Jacaré”, como são conhecidos os seguidores e eleitores da maior liderança política das últimas três décadas em Buíque, promete superlotar a quadra de esportes da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo, uma das conquistas que estão no currículo de Arquimedes. Marcada para ter início às 16h, o evento deve transformar a quadra poliesportiva em um mar vermelho, dando a largada para uma eleição histórica, onde as atuais principais lideranças políticas do município vão estar do outro lado do balcão.

Se de um lado tem Jonas Camelo, que indicou seu irmão Jobson Camelo (PSD), com apenas dois mandatos à frente da Prefeitura de Buíque, do outro vem Arquimedes Valença com cinco mandatos de prefeito e um de vice-prefeito. São mais de 40 anos de vida pública que pode ser coroada com a eleição de seu indicado, virando a chave da política buiquense com a renovação e o surgimento de novos líderes políticos.

Responsável pela grande parte das obras e conquistas dos últimos anos em Buíque, Arquimedes foi o Presidente da Cooperativa Agropecuária de Buíque nos anos 70, considerado o maior produtor de leite bovino de Pernambuco, por três anos consecutivos. Em 1982, ingressou na carreira política, sendo eleito vice-prefeito. Em 1989 conquistou seu primeiro mandato como Prefeito de Buíque-PE e nesse período, criou o carnaval de banho. Ao final deste mandato, conseguiu deixar o município com um legado jurídico considerável: Lei Orgânica Municipal promulgada, Código Tributário, Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei da Organização Administrativa da Prefeitura, criação de conselhos municipais, regularização da situação funcional de todos os trabalhadores e servidores municipais.

Em 2001 conquistou o segundo mandato e neste período conseguiu com que o Vale do Catimbau fosse reconhecido como Parque Nacional do Catimbau. Já em 2005, no terceiro mandato, consegue, juntamente com a Pastoral da Criança, promover a erradicação da mortalidade infantil, um feito inédito no Nordeste; participa da implantação do Planipanema – Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, conquistando o título Estadual de Prefeito Empreendedor conferido pelo Sebrae.

Em 2017, ao lado de Dr. Dílson Souza Santos como vice, é eleito prefeito de Buíque pela quarta vez e em novembro de 2020 é reeleito para governar a cidade de 2021 a 2024; elevando sua marca de gestões para 5, aos 73 anos de idade. Hoje, Arquimedes começa a preparar sua saída de cena abonando a candidatura de Túlio Monteiro à prefeito. O Futuro? A Deus pertence! 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário