terça-feira, 16 de maio de 2023

Vereador de Jaboatão perde mandato por compra de votos

               O vereador Rogério Francisco de Melo (Patriota), de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O vereador foi eleito com 1.871 votos.

Rogério Melo foi alvo de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, considerada improcedente na primeira instância. O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu da decisão, que agora foi acatada pelo pleno do TRE-PE, determinando a perda do mandato do vereador.

No recurso, o MPE mostrou que, durante a campanha eleitoral de 2020, Melo – que era presidente do Centro Comunitário Marcos Freire e manteve o cargo durante a campanha - distribuiu leite do programa estadual “Leite para Todos” para “obter os votos dos próprios eleitores e de seus familiares”.

As provas apresentadas pelo MPE foram fotografias e declarações de testemunhas, que disseram que o então candidato distribuía leite, de forma rotineira, em várias comunidades de Jaboatão dos Guararapes, pedindo votos.

O “Leite para Todos” prevê que as organizações parceiras são responsáveis por cadastrar e selecionar os beneficiários do programa que recebem o produto e controlar a distribuição do leite.

Segundo o TRE-PE, no processo “ficou demonstrado que o Centro Marcos Freire recebia 78 litros de leite por dia” para distribuir à população carente e que “houve desvio de finalidade para fins eleitorais pelo fato de o leite ter sido distribuído com o objetivo de angariar votos e apoio político”. Com informações do G1PE 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário