Essa tinha sido uma das
promessas do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que ainda não foi cumprida,
de acordo com os sindicalistas, nesses primeiros 100 dias de governo. O governo
federal já retirou oito empresas da lista de privatização, contudo a CBTU
permanece.
O temor dos metroviários é
que aconteça o que houve em Belo Horizonte. Na capital mineira, houve a
privatização do metrô, seguida de demissões. “Estamos mobilizados e queremos
que o governo federal retire a CBTU do PND. Isso é tão importante para a
categoria quanto para a população do Grande Recife, que utiliza o metrô.
Defendemos um transporte de qualidade, uma estatal federal e com tarifa
social”, afirmou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.
Como tarifa social, o sindicato entende um bilhete a no máximo R$ 2, que teria de ser subsidiado pela União. Calcula-se que o Metrô do Recife precise de cerca de R$ 2 bilhões para voltar a funcionar razoavelmente. Além disso, a categoria também pediu por um plano de recuperação do Metrô do Recife, que foi proposto pelo atual Governo Federal, mas sem avanços até o momento.
O estado de Pernambuco
chegou a encomendar ao Ministério da Economia da gestão passada um estudo sobre
a concessão do modal à iniciativa privada, após muita resistência da categoria,
a ideia foi abandonada, no ano passado, mesmo com aval federal.
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