terça-feira, 8 de junho de 2021

Loteiros de Arcoverde denunciam discriminação em vacinação contra a Covid-19

                        
Apesar de integrarem o chamado grupo prioritário definido pelo Governo do Estado ainda no dia 27 de maio, antes mesmo das pessoas de 55 anos sem comorbidades entrarem na lista dos vacináveis, os loteiros de Arcoverde estão sendo discriminados no tocante a vacinação contra a Covid-19. A denúncia parte dos integrantes da Cooptrans, que reúne os loteiros no município.

“Buíque já vacinou os loteiros, Pesqueira já vacinou, Itaíba, Custódia tá vacinando, a Pedra começa essa semana, mas aqui é diferente. Alguns de nossos associados foram ao PNI aqui em Arcoverde e foi informado que motorista não tem direito a tomar a vacina porque não é grupo de risco”, afirmou um dos loteiros ressaltando que não foi dada nenhuma previsão. 

Um outro, chegou a levar um termo de autorização da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI comprovando sua condição de autorizado para executar o transporte de passageiros no estado e integrante do grupo prioritário para a vacinação prevista pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), mas também ouviu que não tinha vacina para a categoria.

No dia 27 de maio o Governo do Estado divulgou a relação dos novos grupos prioritários que deveriam ser vacinados, entre elas estavam as pessoas com 59 anos ou mais, os trabalhadores da Educação, limpeza urbana, trabalhadores dos Creas e Cras, pessoas em situação de rua, integrantes do conselho tutelar e também dos “Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros” e caminhoneiros.

Em Arcoverde, todos os outros grupos já teriam sido beneficiados com a imunização, tanto que já estão sendo aplicadas as doses do imunizante em pessoas a partir dos 55 anos de idade, quando ainda há integrantes dos chamados grupos prioritários sem serem vacinados. Nas páginas da Secretaria de Saúde do município nas redes sociais não há nenhuma menção sobre a vacinação dos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, uma importante categoria profissional do município que leva e traz passageiros/consumidores todos os dias, movimentando a economia do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário