
A
Brisanet atua no segmento de internet desde os anos 2000 com tecnologia via
rádio, mas só em 2012 que cobriu sua primeira cidade com fibra óptica. Com
presença em mais de 200 cidades nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba,
Pernambuco e Rio Grande do Norte, a companhia conseguiu absorver a demanda de
internet mais rápida em locais onde a principal operadora fixa (Oi Velox)
atuava apenas com cabos metálicos (tecnologia xDSL).
Quase
todos os 674,8 mil contratos da Brisanet são entregues através da fibra óptica
até a casa do cliente (FTTH), e apenas 0,1% dos assinantes ainda recebem sinal
de internet via rádio. Além de banda larga, a companhia nordestina também oferece
TV por assinatura via IPTV, telefone fixo com tecnologia VoIP e telefonia
móvel – a Brisanet também é uma operadora móvel virtual e utiliza a rede
da Vivo.
Selecionando
apenas os estados onde atua, a Brisanet possui liderança no segmento de banda
larga e tem 21,9% de todos os clientes de banda larga. Há uma uma confortável
margem para as outras principais empresas (Claro e Oi).
O
sucesso da Brisanet é principalmente explicado pela ampla cobertura e planos
com bom custo-benefício, apesar do baixo upload. Um dos principais
desafios da Brisanet é continuar crescendo, uma vez que há alta competição com
outras operadoras pequenas e grandes.
Enquanto
a Brisanet tem postura agressiva nas cidade entrantes, a TIM opta por um
caminho mais discreto e tem crescimento conservador. A operadora tem presença
no mercado fixo residencial em 34 cidades, mas não possui liderança em nenhum
município. A tele adicionou 66,3 mil contratos entre março de 2020 a março de
2021, enquanto a Brisanet conquistou cerca de 271 mil novos clientes no mesmo
período.
A
TIM é uma operadora grande, mas tem pouca presença nos serviços fixos
residenciais. Dos seus 668,2 mil acessos de banda larga, 51,5% utilizam fibra
óptica e o restante se encontra nos cabos metálicos, com tecnologia xDSL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário