sábado, 14 de maio de 2016

Homicídios cresceram 30% em três anos em Pernambuco

      O número de homicídios cresceu 30% em Pernambuco nos últimos três anos, conforme dados do monitoramento realizado pela Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Os dados foram coletados com base no sistema de registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Segundo o levantamento, entre janeiro a abril de 2013 foram registrados 1.083 homicídios no Estado, contra 1.412 nos quatro primeiros meses deste ano, um aumento de 329 casos.

Em Recife, apesar de a prefeitura ter alardeado a criação de uma secretaria para auxiliar no combate à violência (Segurança Urbana), de acordo com a oposição, os resultados na cidade são alarmantes, com crescimento de 29% da violência desde 2013, quando foi criada a pasta. Ao todo, foram registrados 212 assassinatos na capital de janeiro a abril deste ano, 48 casos a mais que os 164 registrados no mesmo período de 2013.

Em pronunciamento esta semana na Alepe, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) lamentou a falta de uma política mais eficaz por parte do governo estadual no combate a violência e questionou o Pacto pela Vida que já não vem dando resultados. O parlamentar trabalhista ainda registrou o aumento da violência no interior e citou casos com o crescimento de homicídios em Arcoverde, Buíque e a falta de segurança em Sertânia e Ibimirim.