As mulheres de Belo Jardim debateram nesta quinta-feira (27) os problemas, desafios e lutas por mais direitos, participação e poder durante a 2ª Conferência de Políticas Pública para as Mulheres, que acontece no plenário da Câmara de Vereadores durante todo o dia.
Na abertura, a Secretária Especial da Mulher de Belo Jardim, Ana Jatobá, disse que a conferência era uma grande oportunidade para as mulheres trocarem ideias e definir suas lutas de forma unida para superar os preconceitos e a violência que afeta a população feminina na cidade, no estado e em todo o País. Presentes a secretária de educação, Dra. Elizabete Gomes, representando o prefeito João Mendonça; e a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Sorelle Marla.
Ainda na abertura a Dra. Sofia Walvitch, promotora pública de Belo Jardim, disse que lamentava que a conferência contasse com um público masculino muito reduzido. Ela lembrou que as lutas das mulheres por direitos vem de muito tempo e, ainda hoje, a mulher é vítimas das chamadas “piadinhas” e “brincadeiras” que disfarçam a verdadeira discriminação contra as mulheres. Ela ainda lembrou que hoje a mulher está ocupando o mercado de trabalho que antes era dominado pelos homens.
A conferência foi divididas em três: 1) Descentralização das ações de gênero; 2) Mulher e Participação e Poder; 3) Autonomia econômica das mulheres.
A Conferência ainda contou com a apresentação teatral do espetáculo “Violência Contra a Mulher”. As discussões dos grupos temáticos ocorreram logo após o almoço, seguidas da apresentação das propostas e a eleição dos quatro delegados que vão participar da Conferência Estadual, dias 9 a 11 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário