segunda-feira, 18 de abril de 2022

Tabira alcança mais de 92% no Índice de Convergência medido pelo TCE-PE

                         O município de Tabira, no Sertão do Pajeú, atingiu o percentual de 92,40% no Índice de Convergência e Consistência nos Municípios de Pernambuco (ICCPE), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, sendo o quarto melhor número e entre os municípios da região na 4ª edição do ICCPE, como revela a Folha do Agreste. Segundo a prefeita Nicinha Melo (MDB), resultado do planejamento, seriedade e zelo pelo erário público.

“Esses números representam um grande avanço para o nosso município, que saiu de uma situação de moderada em 2019 no índice de Convergência e Consistência nos Municípios para a de aceitável, demonstrando todo o cuidado que nossa administração tem com os recursos públicos e sua correta aplicação. Esse é o resultado de uma equipe dedicada e comprometida com o presente e o futuro de Tabira”, afirmou. 

Tabira obteve 345,5 pontos de um total de 375 avaliados pelo ICCPE do Tribunal de Contas. O TCE tem definidos 11 critérios de avaliação, detalhados em 90 subcritérios. Desses 11 critérios, Tabira alcançou o percentual de 100% em sete deles (63,6%), à exemplo do balanço financeiro, demonstração de fluxo de caixa, consistência entre as informações prestadas nas Prestações de Contas e outros demonstrativos contábeis.   

Para comprovação do nível de convergência às normas contábeis, foram levantados itens de atendimento, pelos municípios pernambucanos, às normas estabelecidas pelo órgão central do sistema de contabilidade (STN); no tocante à adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e elaboração das demonstrações contábeis no padrão preconizado pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). 

Com relação à análise da consistência contábil, foram elaborados itens de conformidade entre as informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pelos municípios com os dados registrados no sistema Siconfi, bem como itens de confirmação dos saldos dos balanços registrados na prestação de contas eletrônica com os valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA). Da Folha do Agreste.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário