terça-feira, 1 de março de 2022

Arquidiocese celebra início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2022

                      A cada ano, a Arquidiocese de Olinda e Recife procura realizar a abertura da Campanha da Fraternidade relacionando o tema ao local do evento. Este ano, com o tema “Fraternidade e Educação” e lema (inspirado em Pr 31,26) “Fala com sabedoria, ensina com amor”, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, optou por um espaço tradicional da educação no estado: o prédio do Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, no Recife.

“Consideramos uma escolha muito feliz: uma instituição de ensino, pública, central, por onde passaram na juventude pessoas importantes na história de nosso estado; uma escola de referência que é cartão postal da cidade”, disse o arcebispo.

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 acontece no dia 2 de março, na Quarta-feira de Cinzas, no Ginásio Pernambucano. A programação tem início às 13h e encerra com a celebração da Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma.

“É o início de um tempo de muita oração, penitência e caridade, com o propósito de conversão, de preparação para a Páscoa do Senhor. As cinzas nos mostram nossa condição temporária aqui na Terra; as cinzas nos lembram que vamos todos morrer, que somos pó e que ao pó da terra voltaremos, por isso precisamos nos converter, fazer uma boa confissão com um sacerdote para que nossos pecados sejam perdoados e possamos, em Deus, conquistar a vida eterna no céu”, explicou dom Fernando. 

Dois cuidados serão tomados no evento para evitar a contaminação pelo Coronavírus seguindo o protocolo sanitário, com uso de máscaras e álcool, distanciamento corporal e comprovação vacinal; e o controle da quantidade de participantes no local, que comporta apenas 400 pessoas. 

Quanto ao protocolo sanitário, agentes da Pastoral de Saúde da Arquidiocese disponibilizarão álcool para as pessoas na entrada e dentro do GP, no espaço onde acontecerá o evento. Por se tratar de uma escola pública vinculada à administração estadual, será exigido o comprovante vacinal dos participantes. 

O prédio do GP na Rua da Aurora foi tombado pelo Iphan, em 1983, por sua importância cultural. Fundado em 1825, nele estudaram figuras como Augusto Lucena, Claudionor Germano, Joaquim Francisco, José Lins do Rêgo, Mário Melo, Waldemar de Oliveira, Epitácio Pessoa, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, entre outros. 

A ideia de relacionar o tema da Campanha da Fraternidade ao local do lançamento da Campanha (Fraternidade e Educação no GP, que é uma instituição de ensino) tem o propósito de levar o fiel à reflexão para a conversão. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário