terça-feira, 15 de março de 2022

Arcoverde: Câmara de Vereadores instala nesta quarta (16) a CPI da AESA

                 Cerca de 27 anos após a instalação da última Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI em Arcoverde, no ano de 1995 durante o governo Erivânia Camelo, a Câmara de Vereadores de Arcoverde instala nesta quarta-feira (16) a CPI da AESA, cujo pedido foi apresentado no último dia 7 de março com as assinaturas dos vereadores Rodrigo Roa (Avante), Weverton Siqueira – Siqueirinha (PSB), Célia Galindo (PSB) e Zirleide Monteiro (PTB). O objetivo é investigar irregularidades na área financeira da instituição e a comissão pode ser um divisor político no município.

A instalação da CPI foi confirmada por volta das 18h, através da fanpage da Câmara Municipal com a publicação de um convite público, anunciando uma coletiva de imprensa que se realizará às 16h00 no Plenário da Casa James Pacheco comandada pelo presidente do Poder Legislativo, Siqueirinha (PSB), acompanhado do corpo jurídico da casa legislativa. Toda a coletiva será transmitida pelas redes sociais da Câmara de Vereadores.

A autora do pedido de CPI foi a vereadora Célia Galindo (PSB). No pedido, a parlamentar socialista afirma que houve supressão indevida dos descontos garantidos pela casa legislativa através da Lei Complementar nº 015/2020.

A presidência da AESA reduziu por conta própria o desconto de 22% para 12% sobre as mensalidades/matrícula dos alunos da instituição o que teria prejudicado aproximadamente 1.600 alunos. Para piorar a situação, a própria presidência da autarquia reconheceu a ilegalidade do ato.

Entre os considerando do pedido de CPI, a vereadora destaca ainda que o Poder Executivo, no caso o prefeito Wellington Maciel (MDB), teria sido conivente com a ilegalidade ao encaminhar a Câmara de Vereadores um projeto de lei com o intuito de reduzir os descontos, quando a própria direção da autarquia já tinha reduzido por conta própria. Com o intuito de aprofundar as investigações sobre o caso e outras denúncias citadas durante a sessão da casa legislativa, foi feito o pedido de CPI.

Até o momento o prefeito Wellington Maciel (MDB) não se pronunciou sobre o pedido de CPI e nem sobre a sua instalação marcada para esta quarta-feira (16). Nas hostes governistas, tem assessores que pregam que nada há temer e que a CPI não dará em nada contra o atual governo. Apesar de nada temer, como dizem, a bancada do governo tentou de toda forma evitar a criação da CPI na segunda-feira, dia 7.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário