quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Pernambucano fica em 1º lugar em medicina na USP entre candidatos de escolas públicas

                     Um estudante do Recife conquistou o primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade de São Paulo (USP), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), entre os candidatos de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Aos 17 anos, Rafael Costa e Silva teve média 816 e contou que está ansioso pela nova fase na vida.

Rafael explicou que eram seis vagas para pessoas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que estudaram em escolas públicas. Ele não acreditou quando viu o desempenho no portal do Sisu. "Eu não esperava, mas é resultado de muito esforço, muita concentração", disse.

O jovem foi aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, na área central do Recife. Os dois últimos anos, relatou, foram muito difíceis diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

"Eu tive que ajudar muito meu pai aqui na papelaria a transitar desse meio presencial para o meio online. Então, foi muito difícil para mim não ter esse contato com outros jovens, sem ter momentos de lazer", afirmou.

O sonho de ser médico foi inspirado por problemas de saúde da mãe. "Desde pequeno, eu me sensibilizo com a causa da minha mãe, ela tem epilepsia. No 9º ano [do ensino fundamental], com 14 anos, eu tive a certeza de que era isso que eu queria fazer", disse. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário