sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Margareth Dalcolmo lança, no Recife, livro sobre a pandemia de Covid-19

                 A médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo lança, nesta quinta-feira (17), na Livraria Jaqueira, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, o seu livro “Um tempo para não esquecer - A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”. 

Durante o evento, a médica, qu
e, recentemente, voltou a integrar o comitê de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), falou sobre a obra. "É uma cronologia do que nós vivemos ao longo desses dois anos, unindo algumas referências literárias, e um registro que eu espero que seja útil às novas gerações, àquelas pessoas não-técnicas que possam entender o que aconteceu, sobretudo no Brasil, ao longo desses dois anos", comentou. 

Dalcolmo ainda falou sobre a importância da vacinação, incluindo a infantil. "A nossa expectativa é de que nós consigamos ratificar a confiança da sociedade brasileira no processo de vacinação". 

E citou o exemplo de Pernambuco no combate à pandemia. "Tem dado exemplos extraordinários, tanto por parte do Governo do Estado quanto pela Prefeitura do Recife e de outros municípios, de adesão às recomendações sanitárias que temos feito para a pandemia". 

Margareth também disse que foi surpreendida pela baixa adesão à vacinação das crianças contra a Covid-19 no Estado. E fez um pedido: "Eu conclamo a família pernambucana que confie em nós. Quando nós dissemos que as vacinas são eficazes e seguras, é porque nós estamos baseados nos estudos das melhores qualidades que foram feitos". 

A tarde de autógrafos contou com a presença de diversas personalidades do universo acadêmico e científico. "É um privilégio a gente ter dra. Margareth aqui no Recife. Ela é uma referência no Brasil e no mundo na área dela e desempenhou um papel fundamental na pandemia. Quando ninguém tinha notícias de nada, ela ia para a televisão para dar a notícia. Acho que a gente tem que agradecer a vinda dela a Pernambuco e reverenciá-la, porque é uma pessoa realmente muito especial. Achei muito interessante o título do livro 'Um tempo para não esquecer', porque a gente tem ali um resumo de como foi esse período tão duro e tão difícil para todo mundo", disse a pesquisadora, imortal da Academia Pernambucana de Letras e colunista da Folha de Pernambuco, Lecticia Cavalcanti.

O diretor da Anvisa, o pernambucano Alex Campos, esteve presente para prestigiar o lançamento e destacou compromisso da autora ao longo da pandemia e sua contribuição com a ciência brasileira. "Hoje a gente veio celebrar esse esforço. Ela sempre foi uma referência para a Anvisa em toda a caminhada da crise sanitária. Na produção das vacinas, nas soluções terapêuticas e nas medidas de enfrentamento à pandemia. A Anvisa teve contato direto com ela e muito do que está ali foi objeto de muitas de nossas reuniões", afirmou. da Folhape (Foto: Arthur Mota) 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário